Home / Empreendedorismo e negócios / 4 Benefícios de ter um Coaching de Moda

4 Benefícios de ter um Coaching de Moda

Se existe um termo que ficou famoso nos últimos anos, este é o coaching. Não só na mídia, mas dentro das empresas e até mesmo nos círculos sociais nós vemos as pessoas comentando sobre isso, tirando suas dúvidas e aprendendo como fazerem suas escolhas da melhor forma possível. Você sabia que também existe Coaching de Moda?

Sim! No texto de hoje falaremos um pouco mais sobre essa função que muito ajuda os profissionais, e como isso se aplica ao mercado fashion. Daremos também 4 dicas fundamentais para tirar proveito do trabalho deste profissional, além de indicar onde conseguir um Coaching de Moda para sua empresa. Pronto para aprender?

O que é o coaching em geral

O coaching é conhecido em diversas áreas no âmbito pessoal e profissional. A ideia por trás dessa atividade está ligada ao nosso processo de decisões diárias. A cada dia, todas as pessoas precisam realizar uma série de decisões. Elas podem ser simples, como escolher qual roupa utilizar pela manhã, ou complexas, como decidir qual rumo escolher para uma empresa.

Equilibrando razão e emoção

Para cada escolha que fazemos, nosso cérebro envolve decisões racionais (baseadas em um conhecimento técnico e lógico) e decisões emocionais (como os sentimentos e o lado humano). Isso é um ponto comprovado por diversos estudos científicos. Sendo assim, um coach acaba sendo a pessoa que te ajudará a equilibrar esse processo decisório.

coaching de moda
Figura 1 – Como equilibrar a razão com emoção nas decisões diárias?

Quando existe um equilíbrio nesse processo, as decisões tendem a ser mais centradas e bem feitas, já que você melhora sua inteligência emocional. Mesmo que você esteja passando por um momento difícil, ter um coach será uma forma de melhorar cada caminho que você precisa definir ao longo do dia-a-dia.

Vale ressaltar que coaching não apenas o trabalho de uma pessoa, mas sim uma série de ferramentas e técnicas que juntas alcançam o objetivo esperado. Um dos resultados que podem ser ditos aqui é que o coach guia na capacidade de excluir pensamentos e emoções que te fazem mal. A ideia é deixar o caminho mental livre para as melhores decisões possíveis.

Mas como isso se aplica ao mercado fashion? Vamos explicar agora o que faz um Coaching de Moda, vamos lá!

O Coaching de Moda

Com o tanto de afazeres e obrigações que vamos acumulando ao longo dos anos, ter um apoio para decisões estratégiasacabou se tornando uma necessidade em nossas vidas. Nesse sentido a profissão de coach surgiu, sendo uma espécie de mentor para as pessoas em inúmeras áreas da vida.

Infelizmente, poucas pessoas conhecem o Coaching de Moda, que tem como objetivo atender as necessidades profissionais de quem atua na área de Moda.

Oferecemos no Escritório de Moda Fashion Office uma modalidade de Coaching de Moda que visa orientar novos profissionais da área para a entrada no mercado ou para a estruturação do seu negócio. O serviço varia entre 4 a 12 encontros e abrange todos os benefícios que o profissional da área de moda precisa.

Quando você adere a um serviço de Coaching de Moda, uma série de coisas acontecem em seu trabalho no setor, dos quais podemos citar:

Como manter a margem de lucro da coleção

1. Melhor desempenho e produtividade

Existe uma capacidade maior de gerenciar as incertezas do dia-a-dia do negócio. Contando com o apoio de um time profissional com experiência e resultados comprovados, o seu campo de visão é ampliado, permitindo enxergar maiores possibilidades de atuação.

Um exemplo que podemos dar é no mix de produtos. Talvez você já possua um mix interessante, mas ter um Coaching de Moda pode te ajudar e incluir ou tirar peças que podem melhorar a performance da sua coleção. É uma decisão pequena mas que pode ter uma grande amplitude em seus negócios.

2. Métodos para auxiliar no desenvolvimento de coleção

Ao escolher nosso serviço de Coaching de Moda, você terá acesso à metodologia utilizada pelo nosso time nas diversas empresas já atendidas, adaptando os pontos necessários para as características do seu negócio. Isso significa que o conhecimento de mercado da Fashion Office estará disponível a favor das suas operações.

Assim como o conhecimento científico é utilizado para a descoberta de cura para doenças, ou o conhecimento estatístico é usado para previsões mais assertivas, contar com nossa inteligência de mercado garantirá maiores resultados para você. Temos experiência com a maioria dos segmentos de moda existentes, o que nos dá autoridade no assunto.

3. Processo sistemático e colaborativo

O trabalho de um Coaching de Moda é focado em soluções. Sendo um serviço orientado a resultados, o coach tem como objetivo a evolução do desempenho do seu negócio. Além disso, ele auxilia na sua aprendizagem pessoal. Isso significa que, após o coaching, você estará apto a guiar seus negócios de uma melhor forma.

Além disso, o coaching entrega bem-estar a quem o adquire, já que a pessoa consegue ter com quem partilhar sua carga de responsabilidades durante o tempo em que as sessões ocorrem.

Figura 2 – Conte com alguém para te ajudar!

4. Você não está sozinho na tomada de decisão

Já sabemos que o acompanhamento de um expert na área é útil no âmbito empresarial. No caso de novos negócios essa ajuda acaba sendo ainda mais efetiva. Isto torna a tomada de decisão mais fácil e direta, principalmente em um segmento como o da moda, extremamente competitivo.

Com os pequenos, médios e grandes concorrentes competindo com você no mercado, é necessário tomar decisões que venham dar resultado, pois qualquer erro pode custar a vida do seu negócio.

Conclusão

Como você viu neste texto, o Coaching é algo que pode ser muito útil na sua vida como profissional do setor fashion. Se você precisa de ajuda com isso, solicite um orçamento para contar com o serviço de Coaching de Moda da Fashion Office!

Teremos prazer em te ajudar a resolver seus problemas. Se você precisa de ajuda com outras questões, entre em contato pelos nossos canais oficiais ou pelos comentários abaixo. Boa sorte nos seus negócios!

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

As novidades na moda: a busca que nunca acaba

Estamos vendo muitas transformações no mercado de moda e às vezes nos assustamos com a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super