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5 formas para fidelizar clientes no e-commerce

Você criou um e-commerce para seu negócio, começou a vender e conseguir lucro, mas percebeu que não consegue manter sua base de clientes. Este é um problema comum na hora de trabalhar com vendas online. Nesse caso, como fazer para fidelizar clientes no e-commerce? É o que discutiremos neste post!

Porque fidelizar clientes?

Esta pode ser uma pergunta retórica, mas muita gente ainda não sabe porquê é importante fidelizar clientes, e vamos explicar aqui a necessidade disso. Quando se trata de vendas, a barreira mais difícil para se romper é aquela entre um potencial cliente e seu produto.

Logo, quando você consegue converter um lead (uma pessoa, no marketing digital) em um cliente, a ideia é que você seja capaz de criar um vínculo de confiança com ela. Manter esse cliente fará com que você tenha mais facilidade na hora de vender um novo produto para ele. O caminho pode ser difícil, mas será mais fácil do que para um novo potencial cliente.

fidelizar clientes no e-commerce
Figura 1 – Estreite sua relação a clientela

Sendo assim, existem algumas dicas que, se seguidas, trarão uma maior taxa de retenção na sua base de clientes. Vamos ver quais são:

5. Segmente

Na hora de oferecer um novo produto para o cliente que já adquiriu suas peças anteriormente, você precisa ter cuidado para não incomodá-lo. Imagine: se ele comprou uma roupa para bebê da última vez que visitou sua loja, dificilmente ele vai querer comprar um calçado adulto, não é mesmo?

Nesse caso, para fidelizar clientes no e-commerce a dica é: segmente. Tenha plataformas que permitam gerenciar os leadsque você adquiriu após as vendas e que permitam categorizá-los. Dessa forma, você saberá o que oferecer para cada tipo de cliente, aumentando a chance de converter novas vendas.

4. Entregue com frete gratuito

Estima-se que os custos de envio podem chegar a até 15% de um pedido, principalmente se a zona de entrega for muito distante do centro de distribuição. Logo, ao invés de oferecer frete grátis em qualquer venda, você pode fazer isso apenas para os leads, como forma de motivá-los a comprar.

Como manter a margem de lucro da coleção

Se coloque no lugar do cliente: se eu tenho dúvidas sobre adquirir um novo produto, mas vejo a opção de receber a compra gratuitamente, isto logo se torna um fator motivante para minha compra.

Se você acha que esta estratégia pode ser custosa, experimente oferecer frete gratuito apenas para compras acima de determinado valor. Assim você cria uma vantagem ao seu cliente e aumenta as chances de fidelizar clientes no e-commerce, sem comprometer sua margem de lucro.

3. Chame a atenção

Talvez a forma mais fácil e barata de fidelizar clientes no e-commerce seja surpreendendo-os. E isto pode ser feito de maneira bem simples: prestando um serviço com alta qualidade. Por mais que pareça algo trivial, saiba que poucas lojas oferecem uma experiência de compra com excelência.

Se sua loja ou e-commerce for de grande porte, será interessante a adoção de um CRM (Custome Relationship Manager, ou Gestor de Relacionamento com o Cliente). Este software gerencia todas as interações com o cliente, de forma que todo o time de atendimento saiba o que se passa com ele.

fidelizar clientes no e-commerce
Figura 2 – Atenda bem os seus clientes

Assim você consegue dar seguimento no atendimento entre diferentes canais, como chat, telefone ou e-mail. Se o seu caso for o de um e-commerce pequeno, ofereça opções virtuais de atendimento, e busque ser o mais solícito possível com a clientela.

Todo mundo gosta de ser bem tratado, e isto vale para seus clientes também!

2. Crie conteúdo relevante

Uma das formas de alcançar clientes mais engajados e antenados é através de uma produção de conteúdo criativo. É possível que sua marca tenha clientes que gostam de ler, assistir vídeos e se informar sobre o setor em que você atua.

Por exemplo, sendo uma loja de roupas infantis, você pode produzir vídeos sobre como alimentar os filhos corretamente, com dicas de moda infantil ou sobre como fazer uma decoração de festa temática. Assim você conseguirá utilizar a produção de conteúdo para atrair ainda mais a atenção dos seus clientes.

E-mail marketing, vídeos e um blog podem ser ferramentais úteis nesta fase. Para saber mais sobre isto, veja nosso post sobre Marketing Digital.

1. Dê espaço para feedbacks sinceros

Além de um atendimento correto, criação de conteúdo e segmentação, experimente ouvir seu cliente. Peça para que ele transpareça aquilo que ele sentiu ao negociar com você e pergunte o que ele gostaria que fosse melhor no processo de compra.

Se possível, faça este processo o mais humano possível. Faça uma ligação para o cliente e pergunte o que ele achou do processo de compra. Você não tem ideia de como as pessoas se sentem bem quando percebem que uma marca ou estabelecimento se preocupa com a experiência de compra delas. Talvez esta seja a melhor dica para fidelizar clientes no e-commerce.

Quero fidelizar clientes no e-commerce!

Se você gostou das nossas dicas e quer saber como você pode fazer isso de maneira ainda mais efetiva, entre em contato conosco clicando aqui. Assim você poderá tirar suas dúvidas e saber o que é necessário para reter sua base de clientes. Boa sorte!

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

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