Home / Criação e ficha técnica / Como criar um produto de moda?
Crie o seu produto de moda

Como criar um produto de moda?

Saiba que criar um produto de moda não é uma tarefa difícil. Tudo que você precisa é ter bastante foco e criatividade. É preciso observar as demandas do mercado e as necessidades dos consumidores para elaborar uma ideia que supra essas expectativas.

Muitas vezes, o empreendedor tem um projeto fixo na cabeça e não consegue abrir a mente para sugestões. Por conta disso, é normal que a criação não consiga nem mesmo sair do papel, o que gera muita frustração para quem tinha planejado alcançar o sucesso com a novidade.

Criar um produto de moda

Tenha em mente que criar um produto exige um amplo conhecimento do mercado e, no caso da moda, esse mercado é muito (eu disse muito? Quis dizer MUITO) concorrido. Lembre-se que existem milhares de marcas, empresas e empreendedores que serão seu concorrentes, logo, é preciso tomar alguns cuidados para se manter competitivo perante eles.

Após a grande crise que assolou o país, o Brasil começa a apresentar sinais de recuperação. Esse é o momento ideal para você arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Crie um projeto que seja inovador e que apresente vários diferenciais para os consumidores.

Dicas para criar um produto de moda

Se você deseja criar um produto de moda, é muito importante que você siga algumas dicas. Elas são essenciais para que você consiga organizar todo o processo criativo, bem como a produção e a divulgação do seu produto.

  • Brainstorm: O primeiro passo é colocar no papel todas as suas ideias. Essa etapa é feita justamente para você explorar toda a sua criatividade, logo, não deixe de colocar para fora tudo o que você vinha pensando.
  • Pesquisa: A internet está aí e muitas marcas estão trabalhando com e-commerce, mesmo quem tem loja física. Isso facilita a pesquisa de mercado, mas não deixe de visitar as lojas das principais marcas que são referências no segmento que você deseja entrar. Caso você tenha uma proposta ainda pouco explorada nas marcas mainstream, pesquise produtos que tenham o acabamento que você busca, similares na faixa de preço desejada e nos materiais que você pretende utilizar.
  • Triagem: Nessa fase, você irá fazer uma triagem de todas as ideias formuladas na etapa de Brainstorm. É preciso avaliar quais tem mais chances de dar certo no mercado. Por isso, faça uma ampla pesquisa de demandas.
  • Teste de conceito: Todo o produto precisa ser testado. Um dos grandes erros é tentar vender algo que não passou por um teste de conceito. O ideal é que você fala um piloto do produto que você irá oferecer e o apresente para um grupo de consumidores.
  • Elaboração do produto: Se a sua ideia obteve sucesso no teste de conceito, chegou a hora de produzí-la. Comece a comprar os materiais e a elaborar o produto. A quantidade inicial irá depender do posicionamento que você está buscando para a sua marca no mercado.

Confira também: Escolha o posicionamento da sua marca de moda


Seguindo essa regra, em julho é realizado o lançamento de alto verão e em setembro/novembro os lançamentos de

  • Divulgação: Uma das etapas mais importantes na hora de criar um produto de moda é a divulgação. Ela é a chave para que você consiga vender a sua ideia e, com isso, dar continuidade para o projeto, aperfeiçoando o seu produto.
  • Apoio de especialistas do mercado: muitas vezes vale mais a pena aprender com os erros dos outros do que cometê-los. Para conseguir fazer isso, procure a ajuda e orientação de profissionais experientes do mercado de moda que poderão lhe indicar os melhores caminhos para alcançar os seus objetivos e criar um produto dentro do que você deseja.

Crie o seu produto de moda

Essas dicas são essenciais na hora de criar um produto de moda. Tenha em mente que para se manter competitivo perante os concorrentes, é preciso apresentar algo inovador que atenda as demandas do mercado, bem como as necessidades dos consumidores.

Como divulgar o seu produto?

A divulgação é a chave do sucesso. Por isso, é muito importante que você elabore estratégias de marketing para divulgar o seu produto. O ideal, é que você faça um amplo levantamento sobre o mercado antes de realizar qualquer ação ou campanha do gênero.

Lembre-se que estamos vivendo em plena Era Digital, e você precisa atender as necessidades de uma nova geração de consumidores que é muito mais exigente. Por isso, não se esqueça de forcar, principalmente, na divulgação através da internet.

Hoje, a maioria das pessoas utiliza a rede para pesquisar produtos e serviços antes de adquiri-los, logo, é essencial que você construa uma imagem sólida no ambiente digital. Dessa maneira, as suas estratégias de marketing terão um alcance maior.

Inovação e criatividade

O mercado brasileiro está cada vez mais concorrido, por conta disso, se você quiser se destacar é muito importante que você elabore uma ideia totalmente inovadora. Ela precisa apresentar diferenciais que conquistem os clientes, e, que mostrem como o projeto é criativo.

Criar um produto de moda é uma tarefa que exige muita criatividade. Mais do que isso, o empreendedor precisa ter foco e determinação para estudar as demandas do mercado, e, também, as necessidades dos consumidores. Lembre-se você precisa ser diferente para se destacar.

Conte conosco

Aqui na Fashion Office estamos à disposição para conversar e participar do seu projeto. Envie uma mensagem através deste link ou entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Qual tempo necessário para desenvolvimento de coleção?

Quando estamos lançando uma coleção ou simplesmente planejando, existem muitos fatores que compõe essa equação. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super