Home / Mix de produtos / Como fazer vestidos de festa?

Como fazer vestidos de festa?

Quando chega a época de final de ano, muitas marcas de moda feminina começam a incluir novas peças em suas coleções. Estas peças são voltadas para moda festa, visando atrair as clientes que se preparam para o natal e ano novo. Não apenas, mas também para festas corporativas que acontecem durante esta época.

No entanto, nem sempre este produto é o principal da marca. Isso faz com que o empresário fique confuso com questões que seriam simples para quem desenvolve moda festa todos os dias. Sendo assim, que tal aprender como fazer vestidos de festa conosco?

Confira a partir de agora algumas dicas simples que podem lhe ajudar com isto. Se você precisa lançar produtos especiais de moda festa no final de ano, esse texto é pra você.

Tecidos

Se a marca trabalha com modinha, ou seja, mais roupas de malha, procure seguir essa linha nos vestidos de festa. Atualmente há tipos de malhas que são ótimas tanto em vestidos longos ou curtos.

Como fazer vestidos de festa
Figura 1 – Saiba como modelar vestidos corretamente

Se a marca atua mais no segmento de alfaiataria, procure incluir tecidos planos e até tecidos mais elaborados, como rendas ou tules bordados. Para reduzir o custo, trabalhe com bordados em detalhes da peça.

Aviamentos

Quando trabalhamos com vestidos de festa, o brilho é algo que sempre se espera que esteja presente. Por isso, ao trabalhar com tecidos foscos, lembre-se de incluir aviamentos de metais com strass para destacar a peça. O aviamento pode ser aplicado na cintura, nos ombros ou no centro do busto, dependendo da modelagem.

Fast Fashion ou Coleção Tradicional: qual é o melhor para você?

Modelagem

Se a sua experiência no desenvolvimento desse tipo de produto é pequena, a dica sobre como fazer vestidos de festa é: não invente muito. Modelagens cheias de drapeados e voltas podem apenas complicar, além de precisarem de muito tecido para ficarem bonitas.

Busque modelos que não exigem muitos testes de modelagem e que criam efeitos bonitos. Fuja de saias justas, tipo sereia, e aposte mais em saias amplas e rodadas, que vestem bem todos os tipos de corpos, evitando o risco de encalhe no estoque após passar o final de ano.

vestido de festa
Figura 2 – Use o mix de produtos ao seu favor

Porém, se você já possui experiência no ramo, monte um mix de produtos com modelos mais simples, de dificuldade média, até os mais elaborados, para diversificar as faixas de preço oferecidas e mostrar à sua cliente o potencial de inovação da sua marca.

Outras dicas importantes

Algo que pode ser interessante na hora de produzir vestidos é entender o que as clientes procuram, e criar produtos que atendam este público. Por exemplo, um vestido que uma mulher baixa utiliza é diferente do vestido de modelagem plus size ou infantil. Sendo assim, é necessário entender qual é seu público e criar produtos voltados à ele.

Para te ajudar, vamos dar algumas dicas de moda, já que é o tipo de informação que as clientes costumam procurar:

Mulheres Baixas

Neste caso são indicados os vestidos que tenham pouco volume e que tenham também uma cintura mais alta que a real, já que isso ajudará na aparência de quem o utilizar. Algo que se deve evitar são os cintos com cores diferente do vestido, isto porque o cinto acaba chamando a atenção para algo que não deve ser o foco, neste caso específico.

Outro detalhe importante para se atentar é o do comprimento. Modelos como o midí tendem a encolher a silhueta, o que não a melhor das técnicas quando se fala de mulheres baixas. Além disso, indica-se que os vestidos tenham uma cor única, já que isto dá a impressão deles serem maiores-

Mulheres Altas

Uma das vantagens desta modelagem é que ela não precisa ser combinada com salto alto, já que o fator altura não é um problema. Um dos designs que pode ser aplicado é o de listras. Elas podem deixar a aparência mais esticada, mas se forem bem dosadas não chegam a dar problemas.

No caso de mulheres altas, o tamanho do vestido não importa tanto. A única coisa que deve ser observada é o uso de mais detalhes em vestidos acima dos joelhos. Bordados e rendas podem ser técnicas que diferenciem as peças.

Vestido de festa curto

Os vestidos de festa curtos são mais indicados para festas formais e familiares, como casamentos, aniversários de 15 anos ou eventos profissionais. Não existe uma regra sobre o vestido ser mais justo ou solto, vai depender de cada situação. Por exemplo, eventos em família podem permitir roupas mais sensuais, diferente de ambiente de trabalho. Talvez este seja um ponto a se observar na hora de conceber o marketing do produto.

Conclusão

Se você se interessa pelo assunto e quer desenvolver a modelagem da sua coleção, entre em contato conosco que iremos lhe atender. Nós, como um escritório de consultoria em moda, podemos te ajudar a definir a melhor estratégia para seu negócio e mostrar os melhores caminhos em modelagem, produção e gerenciamento.

Se tiver mais dúvidas sobre como fazer vestidos de festa, mande nos comentários abaixo!

Sobre Janaina

Co-founder e Gestora de Modelagem e Produção Especialista em Ergonomia e Qualidade de Produto

Veja também

Explorando o Calendário na Moda

Você sabe como tirar proveito do Calendário na Moda para melhorar a efetividade de suas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super