Home / Corte e confecção / Moda Praia: O que não pode faltar em uma coleção

Moda Praia: O que não pode faltar em uma coleção

Como costumamos falar, é necessário conhecer suas personas na hora de criar uma coleção. Este conceito também está presente na moda praia. Se você trabalha com moda praia feminina, a primeira dica de moda praia que podemos dar é: existem dois perfis de mulheres na hora de se trabalhar com coleções neste naipe.

Quer saber quais são esses perfis, suas características e quais são os elementos que não podem faltar em uma coleção de moda praia? Confira agora conosco todas as dicas de moda praia que você precisa!

Moda Praia e seus dois perfis femininos

Por mais que a moda praia pareça algo único e coeso, onde a ideia das roupas é apenas frescor, não é assim que funciona. Como citamos acima, existem dois perfis de mulheres que devem ser trabalhados na hora de criar uma coleção de moda praia. Vejamos um pouco sobre eles.

De um lado existe a mulher praia. Ela ama se bronzear perto do mar e acaba preferindo modelos que ajudam a criar uma marca definida deste bronzeado. Além disso é alguém que busca conforto, não apenas a famosa “marquinha”.

Você reconhece facilmente esse perfil no instagram ou nas praias: está sempre frequentando o mar com modelos que refletem o seu estilo de vida, mais casual com peças bem estampadas e fáceis de vestir.

Do outro lado temos a mulher piscina, que tende a preferir modelos com metais e que sejam diferenciados. Não existe a mesma preocupação com o bronzeado e é alguém que não gosta de repetir o mesmo modelo à beira da piscina.

Diferente da “mulher praia”, a “mulher piscina” não se preocupa com o bronzeado, mas em estar exuberante à beira da piscina. Seja para um dia descontraído ou para uma pool party, essa mulher não quer repetir o look à beira da piscina na frente das mesmas pessoas. Seu foco é marcar presença!

Summer vibes com a #MRGrrrl @NicoleBernardes de biquíni #MorenaRosaBeach 💙☀

A post shared by Morena Rosa (@morenarosaoficial) on

Uma coleção beachwear bem equilibrada deve ter modelos para os dois tipos de mulher, mesmo que em proporções diferentes. A primeira dica de moda praia que podemos dar é esta: use um mix de produtos que atenda os dois perfis.

Estampas

Estampas não devem ser escolhidas aleatoriamente. Talvez esse seja um dos erros mais comuns em coleções de moda praia que não dão certo. A dica de moda praia que podemos dar, em termos de Brasil, é: existem 4 tipos de estampas que não podem faltar. Vejamos quais são elas:

Florais

As estampas florais são as preferidas das brasileiras em todos os tipos de roupa, até mesmo na moda festa, aparecendo nos bordados em pedrarias ou motivos de rendas. Isso se deve à nossa cultura e clima tropical, que valoriza muito esses tipos de motivos. Se você deseja garantir as vendas na moda praia feminina, faça com que haja pelo menos uma estampa floral na sua coleção.

Folhagens

Outro tipo de estampa que combina muito bem com o clima tropical é a que utiliza folhagens. Pode ser uma estampa de folhagens puras, ou misturadas com outros elementos, a verdade é que esse tipo de estampa combina muito com o nosso clima tropical e faz um enorme sucesso na moda praia brasileira. Confira abaixo alguns exemplos desse tipo de estampa.

Geométricos

As estampas geométricas podem ser de diversos motivos, sendo a mais comum o motivo listrado. Também podem ser compostas com outros elementos, como flores e animais, por exemplo, mas no seu tipo puro são muito clássicas e atemporais, fazendo um equilíbrio muito bonito na coleção.

Animal Print

A estampa animal print é a que deve se ter mais cuidado, pois ora está em alta, ora está em baixa. Mesmo nos momentos de baixa, utilize o animal print em composição com outros elementos na estampa, ou de uma forma menos óbvia, como um geométrico que imita as listras de uma zebra, por exemplo. O importante aqui é procurar sair do óbvio para que a sua coleção seja sempre inspiradora e cheia de novidades.

As 4 juntas formam uma espécie de grupo básico de estampas que toda coleção de moda praia que deseja sucesso deve ter.

Bojos

Assim como falamos no post sobre bojos para lingerie e moda, é necessário atender a maior parte possível do público feminino. Isso significa criar modelos tanto para pessoas com seios grandes ou seios pequenos.

Além disso, é importante que existam também opções sem bojo, já que nem todas as mulheres gostam deste produto. Uma opção sem bojo interessante é o modelo cortininha.

Calcinhas

Para calcinha, a dica de moda praia que damos é de que você tenha diferentes opções também. Tenha peças com laterais mais largas e também estreitas. Isso ajuda a sua coleção

Cores

Como o Brasil é um país tropical e alegre, a moda praia nacional pede cores vibrantes. Sendo assim, tome cuidado com as tendências que apontam para cores muito escuras durante o verão. A aceitação de tons muito escuros no Brasil não é como em outros mercados.

Por isso, invista em cores quentes e vivas, utilizando para isso as estampas que citamos acima. Estampas florais, de folhagens e de Animal Print são ótimas opções para o mercado brasileiro. Por mais que biquínis escuros e minimalistas sejam bonitos, eles não são o que o povo daqui está habituado a comprar.

Bases de tecidos

Na área dos tecidos as escolhas também precisam ser bem feitas. Neste caso, nossa dica para moda praia é: use 3 bases de tecido. Com esse número é possível fazer inúmeros modelos, com variedade e bom aproveitamento dos tecidos.

Metais

Se a ideia é de fazer peças com mais requinte, é possível utilizar ponteiras e metais no busto das peças. Isso não vale para todos modelos, sendo necessário entender quais são os mais adequação para tal aplicação.

Aviamentos personalizados

Algo que pode fazer diferença em suas peças é a utilização de aviamentos personalizados. Estes aviamentos podem conter a logo da marca e serem constituídos de metal, silicone ou materiais alternativos.

Esta dica de moda praia permite que as pessoas criem uma maior identificação com sua marca. Não apenas o consumidor da peça, mas outras pessoas, que olham para quem utiliza o produto.

Quer desenvolver sua coleção de moda praia?

Mesmo com essas dicas de moda praia, sabemos que não é tão fácil lançar uma coleção. Por isso, se você quer lançar a sua coleção de moda praia, conte com a nossa equipe de especialistas para desenvolver uma coleção com variedade de modelos e de estampas.

Para isso, clique neste link e nos pergunte o que precisar! Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e ajudar a sua coleção de moda praia ter sucesso!

 

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Crie o seu produto de moda

Como criar um produto de moda?

Saiba que criar um produto de moda não é uma tarefa difícil. Tudo que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super