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Explorando o Calendário na Moda

Você sabe como tirar proveito do Calendário na Moda para melhorar a efetividade de suas coleções? Na hora de lançar e vender seus produtos, é possível se aproveitar de datas específicas para que suas vendas tenham uma melhor performance.

Iremos tratar disso hoje, dando também uma lista com os melhores eventos deste ano, para que você saiba como se programar para 2018 e dicas de como tirar todas suas dúvidas sobre o tema. Pronto para lucrar mais em 2018? Vamos lá!

Definindo o Calendário na Moda

O calendário na moda é uma ferramenta composta por datas relevantes para o mercado fashion. Nele constam datas comemorativas que guiam as ações no varejo e os conhecidos eventos de moda. Os eventos são importantes pois trazem novos materiais, tecnologias e informações de tendências para o desenvolvimento de produtos. Estar atento ao calendário na moda é fundamental para maximizar as vendas e também estar à frente da concorrência com as informações mais atuais do mercado.

Essas datas possuem divisões internas, sendo diferentes para o varejo, atacado e para os eventos. Dessa forma, vamos explicar todas estas divisões, confira abaixo!

Estações da Moda

Os termos primavera/verão e outono/inverno não surgiram por acaso, sabia? A ideia de diferençar coleções conforme as estações do ano surgiu no século XIX, quando o estilista Charles Worth desenvolveu a alta-costura. Naquela época ele sentiu a necessidade de promover suas coleções ao público geral, dividindo os lançamentos em dois períodos distintos.

As novidades na moda: a busca que nunca acaba

Com o passar do tempo seu mecanismo ganhou forma, sendo caracterizado por lançamentos que acompanhavam as estações climáticas, sendo mais conhecidos pela divisão primavera/verão e outono/inverno.

Datas do Comércio

As datas do comércio são aquelas que especificam quando são as melhores épocas para serem criadas promoções e segmentações de produtos e divulgação. Por exemplo: se o Dia das Crianças está chegando e você vende produtos infantis, vale a pena investir em promoções especiais neste período.

A tendência é de que o consumidor se sinta mais inclinado a comprar, o que pode melhorar, e muito, os seus resultados.

Datas do varejo

As datas listadas abaixo são apenas referências gerais. É necessário analisar se o seu segmento específico segue as datas gerais do mercado ou se possui datas mais importantes nas vendas. Para cada tipo de público podem existir datas específicas. Para isso você deve conhecer bem sua persona.

  • Janeiro: Liquidação de verão
  • Fevereiro: Carnaval
  • Março: Dia internacional da Mulher
  • Abril: Páscoa
  • Maio: Dia das mães
  • Junho: Dia dos namorados
  • Julho: Férias escolares
  • Agosto: Dia dos pais
  • Setembro: Independência do Brasil
  • Outubro: Halloween
  • Novembro: Black Friday e dia das Crianças
  • Dezembro: Natal e Ano novo

Além dessas datas comemorativas, outras também podem ser aproveitadas, dependendo do seu segmento de atuação. Para isso é necessário estudar as datas do calendário para programar ações de marketing. Com essas ações você atrairá o cliente e alinhará o desenvolvimento de produto às datas comemorativas.

Figura 1 – Como aproveitar as datas comemorativas na moda?

Datas de Atacado

Assim como para o varejo, essas datas são referências gerais, sendo importante que você saiba se existem datas mais importantes dentro do seu segmento. Isto pode ser descoberto através de pesquisa de mercado.

  • Lançamento de Primavera/Verão: entre abril e maio
  • Lançamento de Alto Verão: julho
  • Lançamento de outono/inverno: entre outubro e novembro

É interessante pontuar como esses lançamentos seguem, de certo modo, a prática criada na época de surgimento da alta costura. Ainda hoje os lançamentos possuem essa característica, porém com datas mais assertivas.

Eventos de Moda

Os eventos de moda mais comuns são as feiras e os desfiles. Nas feiras, os fornecedores de matéria-prima, peças prontas e tecnologia expõem seus lançamentos. Há também os eventos especializados em cada setor, que geralmente apresentam palestras e workshops na área. Esses eventos são importantes para pesquisa de mercado e network.

Os desfiles de moda geralmente apresentam através da passarela os lançamentos da estação de diversas marcas expositoras. No Brasil, os eventos nacionais são importantes como termômetro das tendências que estão sendo mais facilmente absorvidas pelo público local, ou que são as melhores apostas dos estilistas nacionais. Os desfiles internacionais ainda são referências em tendências de moda e estão sendo cada vez mais rapidamente traduzidos para a moda nacional.

Eventos e o network

Quando você entra no setor de moda, não basta apenas ter uma marca, produtos e metas. É necessário contar com fornecedores, lojistas, criadores de conteúdo e uma série de stakeholders que farão sua marca funcionar. Essas pessoas farão com que haja uma rotatividade para suas coleções.

Para que isso aconteça, você deve tirar proveito dos eventos. Eles são uma forma muito direta de estar em contato com profissionais do setor, pessoas que podem trazer mais oportunidades para seu negócio de moda. Não apenas isso, mas mesmo as conversas informais podem te ajudar.

Nestes eventos você terá contato com profissionais da sua mesma segmentação de mercado. Assim existe uma possibilidade maior de conhecer como outras pessoas do seu meio veem o mercado e enxergar em conjunto novas perspectivas de negócio. Isto é o que chamamos, em parte, de pesquisa de mercado.

Calendário na moda
Figura 2 – Planejar pode garantir maiores resultados a longo prazo

Próximos eventos nacionais de moda

Sabendo da importância dos eventos de moda, confira abaixo alguns dos eventos nacionais confirmados até o momento. Eles podem ser uma ótima oportunidade para te fazer crescer ainda mais em 2018!

COUROMODA 2018

  • 45ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
  • 15/01/2018 até 18/01/2018
  • Site da Feira: http://www.couromoda.com/
  • São Paulo – SP

SÃO PAULO PRÊT À PORTER 2018

  • 8ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
  • 15/01/2018 até 18/01/2018
  • Site da Feira: http://www.saopaulopretaporter.com/
  • São Paulo – SP

INSPIRAMAIS Inverno 2019

  • Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina
  • 16/01/2018 a 17/01/2018
  • Site da Feira: http://www.inspiramais.com.br/
  • São Paulo – SP

SPFW N45

  • São Paulo Fashion Week
  • 18/03/2018 até 23/03/2018
  • São Paulo – SP

Minas Trend Primavera/Verão 2019

FIT 0/16

  • 51ª Feira Internacional do Setor Infantojuvenil, Teen e Bebê
  • 07/06/2018 até 10/06/2018
  • São Paulo – SP

SALÃO MODA BRASIL

SERIGRAFIA SIGN FUTURETEXTIL

  • 28ª Feira Internacional de Serigrafia, Comunicação Visual, Sinalização, Sublimação, Impressao Digital, Impressão Têxtil e Materiais
  • 25/07/2018 até 28/07/2018
  • Site da Feira: http://www.serigrafiasign.com.br/pt/
  • São Paulo – SP

FEBRATÊXTIL

  • 2ª FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil
  • 23/10/2018 até 25/10/2018
  • Site da Feira: http://febratextil.com.br/
  • São Paulo – SP

Como criar um Calendário na Moda para coleção?

Para solicitar um coaching ou workshop para entender na prática como utilizar o melhor do calendário na moda para a sua marca, clique aqui e envie uma mensagem para o Fashion Office!

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Para dúvidas gerais sobre o mercado de moda e seus produtos, utilize a sessão de comentários que responderemos assim que possível!

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

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