Home / Criação e ficha técnica / Dica: Recupere o tempo perdido pela falta de organização

Dica: Recupere o tempo perdido pela falta de organização

A falta de organização pode levar a empresa de moda a ficar andando em círculos… a falta de gestão adequada leva a desperdício de tempo, de matéria-prima e até de estoque. Mas, qual é a solução quando a marca é muito pequena?

O comportamento do empreendedor de moda

Rose Mary Almeida Lopes, coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM, cita em reportagem para a Revista Exame um grande erro de gestão: o comportamento. “Às vezes, o empreendedor é otimista demais; impulsivo, agindo mais e planejando menos; ou o contrário, pode planejar demais e ter receio de arriscar e agarrar as oportunidades”. 

No ramo da moda isso é ainda mais crítico, pois no intuito de ser ágil para lançar a marca no mercado dentro do calendário, o empreendedor acaba se atrapalhando e não estruturando a empresa para as futuras coleções. Além disso, a correria e o esforço não justificam os valores investidos na largada, tornando a marca muito onerosa para se manter.

Ignorar a importância do capital de giro é outro fator crítico. A reportagem citada informa que deixar de se importar com o capital de giro é não pensar nas despesas fixas que seu negócio terá, como o aluguel de todos os meses. Essa falta de preocupação fica evidente quando o empreendedor acha que está vendendo muito, mas todos os pagamentos serão a prazo, por exemplo.

insegurança também foi apontada como um grande problema para os empresários. Seja por uma falta de preparação ou por um desequilíbrio emocional, muitos empreendedores sofrem de insegurança. Isso prejudica a tomada de decisões no negócio e afeta os funcionários (quando houver), que podem até pensar em pedir as contas diante da instabilidade.

Agora, vamos ver outro lado importante para a empresa de moda: as ferramentas.

As ferramentas de gestão de uma empresa de moda

Além do comportamento, é necessário avaliar quais ferramentas de gestão o empreendedor tem em mãos para tocar o negócio de moda. Se pararmos para pensar, saber como usar as ferramentas que existem no mundo é o que nos torna capazes de realizar muito mais do que o nosso corpo e a nossa mente permitem. Elas facilitam tarefas difíceis, otimizam o tempo, ajudam no operacional e abrem espaço na agenda para pensarmos melhor em tudo que for estratégico.

Quem fez algum curso na área de moda já está mais familiarizado com algumas ferramentas de desenvolvimento de coleção, como Ficha Técnica e Mix de Produtos, por exemplo. Mas, mesmo quem já conhece ou ouviu falar dessas ferramentas, pode ter dificuldade em utilizá-las pela falta de prática no dia a dia.

Diante de tudo isso, é muito importante que o empreendedor de moda procure se capacitar na área de negócios e na área de moda, para que sua marca cresça de forma saudável e ele possa amadurecer como empresário. “Fazer roupa” é visto muitas vezes como algo simples de ser feito, mas exige uma série de conhecimentos e habilidades que precisam ser preparados e estudados.

Uma dica para quem está começando, cuidado com a falta de organização!

Se você está começando, nós temos uma dica de ferramentas para o seu negócio de moda: The Fashion Doc Box. Com os documentos do Fashion Doc Box a administração passa a ser leve, fácil e muito ágil. Assim sobra mais tempo para você investir nas tarefas que mais lhe dão prazer. Não perca mais tempo pesquisando ou desenvolvendo arquivos a partir do zero, o Fashion Doc Box traz todos os documentos em um só lugar. E lembre-se: você não está sozinho. Estamos sempre disponíveis para auxiliar na utilização dos itens ou esclarecer dúvidas comerciais. Escreva para: [email protected].

No mês de junho de 2017 estamos com uma promoção: adquirindo o pacote de documentos Fashion Doc Box você ganha a caneca da Mulher Maravilha! Clique aqui para comprar o seu pacote de documentos e comece hoje a organizar a sua empresa de moda.

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Crie o seu produto de moda

Como criar um produto de moda?

Saiba que criar um produto de moda não é uma tarefa difícil. Tudo que você …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super