Home / Criação e ficha técnica / 7 itens indispensáveis em uma ficha técnica

7 itens indispensáveis em uma ficha técnica

Você sabia que uma ficha técnica que tem informações demais é tão ruim quanto uma ficha técnica com poucas informações?

Na criação de qualquer produto, de um celular a uma roupa, a ficha técnica é uma importante integrante do processo de Pesquisa e Desenvolvimento de uma marca de moda. Para aproveitar melhor as vantagens desse documento, confira abaixo 7 itens indispensáveis para que a ficha técnica não vire uma folha “decorativa” na sua empresa.

1) Referência: é fundamental criar códigos para manter o controle dos modelos criados pelo setor de Estilo. Gere uma lógica de referências que sejam utilizadas em ordem sequencial, sem correr o risco de usar a mesma referência duas vezes.

2) Descrição do modelo: além da referência, é importante descrever de forma breve o modelo que está sendo desenvolvido para facilitar a compreensão da ficha técnica.

3) Coleção: lembre-se de identificar na ficha técnica a qual coleção se refere o modelo que está sendo desenvolvido. Por exemplo: Coleção Verão 2017-18 ou Coleção Paris. Escolha a melhor forma de identificação das coleções de acordo com a proposta da sua marca.

4) Tamanho base: é muito importante informar para o setor de modelagem o tamanho base que será desenvolvida a peça piloto. O tamanho base deve seguir a tabela de medidas da marca. Não há um tamanho base correto, porém é preciso que haja uma pessoa dentro das medidas solicitadas para realizar a prova de roupas.

Como escolher o melhor profissional de modelagem?

5) Desenho técnico: o desenho técnico precisa ser claro e objetivo, de preferência preto e branco e com indicações de pespontos, estampas, bordados, detalhes e acabamentos. Essas orientações auxiliam o profissional da modelagem a realizar a interpretação do modelo mais próximo ao que o estilista idealizou.

6) Matéria-prima: a indicação da matéria-prima é fundamental para que o modelista possa analisar como o modelo irá se comportar no tecido, alinhando com o setor de estilo e de produção os melhores acabamentos possíveis. Esse alinhamento entre os três setores – estilo, modelagem e produção – proporciona que o estilista crie modelos com maior valor agregado a custo de produção menores.

7) Observações para modelagem: o campo de observações gerais é útil para informações que o estilista obteve dos fornecedores de tecidos ou de coleções anteriores para auxiliar o setor de modelagem e produção na execução da peça.

Compreendido quais são os 7 itens fundamentais para a realização da ficha técnica, confira abaixo como fica a ficha técnica com essas informações.

ficha técnica
Figura 1 – Exemplo de Ficha Técnica

Concluindo…

Precisa de um modelo de ficha técnica para utilizar na sua marca de moda? Clique aqui e adquira o The Fashion Doc Box para a sua empresa!

Envie perguntas e sugestões de posts para o e-mail [email protected]

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Inverno 2018: confira o que a Inspiramais apresenta de novidades para a estação

As principais inspirações do Inverno 2018 para a cadeia produtiva da moda brasileira foram apresentados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super