Home / Criação e ficha técnica / Inverno 2018: confira o que a Inspiramais apresenta de novidades para a estação

Inverno 2018: confira o que a Inspiramais apresenta de novidades para a estação

As principais inspirações do Inverno 2018 para a cadeia produtiva da moda brasileira foram apresentados na Inspiramais entre os dias 3 e 4 de julho de 2017. Separamos nossas seleções dessa feira que vem abraçando o setor de confecção a cada nova edição. Confira!

Inverno 2018: Afinal, o que é o Inspiramais?

Considerado um dos principais salões do gênero da América Latina, o evento promove o contato entre a indústria e as inspirações e as matérias primas para o Inverno 2018, além de apresentar também novidades em componentes, tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis na estação.

Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes apresentou os materiais e conceitos do Inverno 2018 para profissionais da cadeia de moda brasileira. O evento que inicialmente era exclusivamente voltado para o setor calçadista e de acessórios agora incluiu o setor de confecção, que já representa 30% dos visitantes, nas duas últimas edições.

Destes visitantes, encontram-se profissionais de grifes como Animale, Le Lis Blanc, Track&Field, Cantão, Bobstore, C&A, dentre outras. Portanto, se essas marcas dão atenção a esse evento, você também deveria dar.

Porque esse evento é especial

Você deve estar se perguntando: afinal, por que esse evento é tão especial?

A verdade é que não posso responder pelas outras marcas que frequentam o salão, mas posso responder porque esse é evento é importante para nós na Fashion Office.

Listamos aqui três motivos principais porque para nós esse salão é importante:

  1. Antecedência: é um dos poucos (se não o único!) eventos que consegue estar no calendário correto de lançamento das tendências, auxiliando, assim, na educação dos fornecedores em se adequarem ao calendário de moda (acredite ou não, temos esse problema no setor).

  2. Organização: o tema geral e as inspirações são muito bem apresentadas visualmente no salão, seguindo sempre a mesma lógica de 10% Conceito, 30% Apostas e 60% Necessários, facilitando o entendimento de quem frequenta o salão a cada edição. Além disso, todas as amostras são identificadas individualmente por fornecedor (e são milhares espalhadas pelo salão).

  3. Amostras acessíveis: Várias (muitas) amostras ficam disponíveis em tamanho médio e grande para visualização e toque (isso mesmo, você pode pegar em todas as amostras!). Isso é fundamental para o estilista ou designer compreender melhor a textura, gramatura, elasticidade e demais aspectos dos materiais apresentados como tendência.

Falamos em três principais motivos, mas dá para incluir mais um aqui: sempre tem um preview da próxima edição, mostrando o tema geral e as cores confirmadas até o momento. Para quem cria moda e precisa estar sempre atento ao que ver a seguir, essas indicações são ótimas para se ter em mãos.

Principais destaques do salão

+ Mais: materiais com brilhos discretos na trama do tecido ou em texturas sobre o tecido.

– Menos: tecidos inteiramente metalizados – os metalizados apareceram pouco e apenas em detalhes dos materiais.

+ Mais: padrões de desenhos imitando jacquard.

– Menos: Veludo – Aproveite o inverno 2017 para usar e abusar do veludo, porque ele não parece que vai dar as caras no inverno 2018.

+ Mais: Diferentes tons de azuis e de tons terrosos, entre o beige e o vermelho.

– Menos: Bordô e tons de vinho – essa paleta deu uma cansada nos últimos invernos e abre espaço para o vermelho quase alaranjado.

Continua: A padronagem xadrez é um clássico. Mal apareceu nos stands, mas nem precisa. O que vai diferenciar é a combinação de cores que você pode fazer na padronagem.

Continua: O floral continua presente, principalmente no mercado brasileiro, apresentando  novidades nas inspirações em referências do Barroco e nos azulejos portugueses para um toque de sofisticação.

Quer saber mais?

Aqui no escritório fazemos pesquisas de tendências personalizadas para cada marca. Deseja uma para a sua? Clique aqui e solicite a sua pesquisa agora!

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Dica: Recupere o tempo perdido pela falta de organização

A falta de organização pode levar a empresa de moda a ficar andando em círculos… …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super