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O que o seu cliente espera de uma marca de moda?

Que os clientes de moda estão cada vez mais exigentes, todo mundo sabe. Mas você quais são as razões alegadas para a escolha de uma marca de moda?

Muitas vezes nós achamos que por estar no mercado há “x” tempo já sabemos o que o cliente quer e o que não quer, e tomamos muitas decisões embasadas na nossa própria percepção do mercado. Mas nada melhor do que uma pesquisa sequencial, realizada com centenas de pessoas, que pode mostrar um comparativo real entre o que os clientes de moda diziam antes e dizem agora.

Felizmente temos acesso à pesquisa de mercado do IEMI – Inteligência de Mercado – chamada Estudo de Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário. A pesquisa foi realizada com 1.575 entrevistados de todas as faixas etárias, poder de compra e região. As compras analisadas ocorreram nos últimos meses de 2016 ou no início de 2017 e comparadas com a pesquisa realizada em 2014, período pré-crise. Dessa pesquisa podemos destacar os seguintes pontos de atenção para quem realiza uma coleção de moda, extraídas do tópico Razões alegadas para a escolha da marca.

1) A qualidade e design dos produtos se tornou mais importante para o consumidor de moda

Na categoria “fatores de atratividade” esse foi o item que quase dobrou na proporção de respostas (de 17% para 29%). Isso mostra que o cliente de moda está dando cada vez mais valor a produtos e marcas que oferecem qualidade e design além do preço. Nesse momento, marcas que possuem uma identidade própria bem definida, que oferecem ao seu público-alvo um lifestyle que reflete no produto, conquistam a admiração do cliente.

2) Conforto ao vestir é mais importante do que o design

O design da roupa com certeza é muito importante, mas o conforto foi apontado como mais importante (35% das respostas) e o número de respostas cresceu 51% em relação à pesquisa anterior. Isso reflete como a ergonomia da modelagem e a escolha da matéria-prima são estratégicas para a marca durante o desenvolvimento do produto da coleção de moda.

3) A importância da visibilidade na mídia cresceu muito

Se na pesquisa anterior 5% dos consumidores afirmavam que era importante que a roupa estivesse na mídia e sendo usada por amigos, agora 13% consideram esse um fator importante, um aumento de mais de 60%. Fica fácil de entender o motivo, já que a utilização das redes sociais é crescente. Uma notícia muito boa para quem trabalha bem o marketing digital na sua marca de moda e alinha isso com o planejamento da coleção, trabalhando temas e datas comemorativas importantes para o público.

Mas, como posso fortalecer a minha marca de moda?

Para ajudar você a colocar em prática os principais motivos que levam o cliente a escolher uma marca de moda, relacionamos os 3 pontos acima com as etapas de desenvolvimento da coleção. Confira abaixo!

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Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

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