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Marketing Digital para o Mercado de Moda

Um dos assuntos que mais geram dúvidas para os empreendedores de moda é o tema de Marketing Digital. Pensando nisso, convidamos a agência Míssil Marketing para compartilhar a sua expertise com os nossos leitores.

O consumidor de hoje está on-line e pesquisando antes de comprar ou contratar um serviço. Ele quer saber mais sobre a empresa, comparar preços, ver opiniões, fotos, vídeos e tirar dúvidas pelas redes sociais. Isto faz com que o marketing digital para o mercado de moda se torne algo completamente relevante para os dias de hoje.

No mercado de moda, esse comportamento é ainda mais intenso, já que os clientes acompanham tendências, novidades, promoções em tempo real e digital influencers. Pessoas que possuem milhões de seguidores, influenciando e criando padrões de consumo.

Figura 1 – Digital influencers fazem grande diferença

Nesse momento, as tradicionais ferramentas de marketing já não são suficientes para a divulgação de uma marca. É preciso estar on-line. Para manter uma comunicação digital eficiente, é preciso oferecer um conteúdo que seja de interesse do seu público. Algo planejado e bem elaborado.

Todas as ferramentas de marketing digital devem seguir o mesmo padrão de comunicação, com um conteúdo que transmita o posicionamento e a persona da marca e layout que siga a identidade visual.

Marketing Digital para o Mercado de ModaFigura 2 – Você sabe como utilizar o Instagram?

Nas redes sociais, é importante alinhar as publicações com um padrão visual harmônico, paleta de cores e estilo de fotos, que facilitem o reconhecimento e lembrança da marca e crie um feed atraente e organizado.

Principais Ferramentas de Marketing Digital para o Mercado da Moda

Site com Otimização SEO

O site é a principal ferramenta de marketing digital, onde o consumidor formará a opinião sobre sua marca. Tem a função de esclarecer, transmitir confiança e credibilidade ao cliente. Quando se fala de marketing digital para o mercado de moda, é necessário se atentar ao SEO.

Seu site deve ter um design moderno e intuitivo, de acordo com a identidade visual da marca e que se ajuste ao formato de telas de computadores, notebooks, smartphones e tablets. É fundamental que tenha uma otimização SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento do site nas páginas de resultados de busca do Google.

Um exemplo de site que segue estes moldes é o nosso, da Fashion Office. As cores do site refletem nossa logomarca, tendo um design intuitivo e otimizado tanto para computadores como celulares. Com isso atendemos de maneira eficiente os visitantes do nosso portal.

Marketing Digital para o Mercado de Moda
Figura 3 – Otimização SEO é essencial para resultados

Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais cria uma oportunidade de interação entre cliente e marca, o que fortalece o relacionamento. Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros acessam as principais redes sociais, como Facebook e Instagram. Se você entrar no Facebook da Fashion Office, será possível ver que estamos sempre ativos por lá, assim como nas demais redes.

Manter um perfil atualizado e com impulsionamentos bem segmentados, coloca a sua marca em contato direto com o público-alvo.

Marketing Digital para o Mercado de Moda
Figura 4 – Exemplo das redes sociais da BIAH

Blog

Escrever um blog mostra ao público que você entende sobre o assunto e sabe o que está falando, o que gera confiança para a marca. Se você quer ter bons de marketing digital para o mercado de moda, você precisa de um blog. Se você está lendo este texto, fica bem claro como o alcance do blog funciona!

Além disso, um blog melhora o posicionamento no Google, devido à maior quantidade de páginas indexadas, palavras-chave, compartilhamento de links e aumento de acessos.

Marketing Digital para o Mercado de Moda
Figura 5 – Exemplo de blog post

Email Marketing

Mesmo com o crescimento das redes sociais, o e-mail marketing ainda é a ferramenta de marketing digital de maior retorno. Para o mercado da moda, os envios podem ter uma grande variedade de assuntos, como algo mais conceitual, somente imagens transmitindo o conceito de uma coleção ou tendência, uma divulgação de promoções e ofertas ou dicas que ajudem o consumidor a escolher a melhor opção para um estilo ou ocasião.

Marketing Digital para o Mercado de Moda
Figura 6 – Email marketing te aproxima do cliente

Google Adwords (Links Patrocinados)

O Adwords é a plataforma de publicidade do Google. Os anúncios por meio desta plataforma podem ser exibidos em forma de links patrocinados no Google ou até mesmo na forma de banners e vídeos, em áreas de visibilidade em diversos sites parceiros do Google quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores, mobile ou tablets.

A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques e cabe a sua agência de marketing te direcionar o valor a ser investido nesta ferramenta.

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Figura 7 – Resultados que o marketing trás

Landing Page

É uma página única, que pode ser divulgada antes mesmo do seu site ou loja virtual ficarem prontos, com o objetivo de captar o contato de pessoas interessadas no seu produto. No caso da Fashion Office, você pode ver um exemplo disso com o e-book sobre Fashion Law que fizemos há pouco tempo.

É uma ferramenta importante para a formação de um banco de dados próprio que poderá ser usado para envio de e-mail marketing e outras divulgações.

Figura 8 – Landing Page dá grandes resultados

Escolher uma Agência de Marketing Digital para o Mercado de Moda

O desenvolvimento de conteúdo e monitoramento das ferramentas de marketing digital é um trabalho realizado diariamente em conjunto pela marca e a agência. Portanto, é importante escolher uma agência com quem você tenha fácil comunicação para expor suas ideias, desenvolvê-las e tirar dúvidas no momento em que surgirem.

Uma das empresas de marketing digital para a moda, a Míssil Marketing, além das reuniões para definições de conteúdo, mantém um grupo no WhatsApp com cada cliente, onde trocam diversas ideias pautas e sugestões. Além dessa modalidade, é possível também ter soluções in house, que costumam ser mais pontuais e menos custosas. A adoção de uma ou outra vai depender da sua disponibilidade financeira e objetivos.

É importante, também, que a agência ou equipe de marketing divida os mesmos objetivos com a marca que você.

Figura 9 – Como ter uma identidade relevante?

Podemos citar neste post o case da design Beatriz Marques, dona da marca BIAH. A Míssil Marketing criou a logomarca, identidade visual e redes sociais, além do e-commerce que será lançado em breve e tudo o mais relacionado à comunicação.

Mais do que lucro, a agência visou o sucesso do projeto, alcançando resultados consideráveis.

“Quando resolvi abrir minha marca, uma das primeiras coisas que busquei foi uma empresa de marketing na qual me ajudasse com toda parte de divulgação, cuidasse das mídias sociais, e-commerce e identidade visual completa. E nessa busca achei a Míssil Marketing, aonde rolou um feeling já no primeiro encontro. Eles entenderam a essência e vestiram a camisa da marca também fazendo com que os resultados fossem alcançados com excelência.” Beatriz Marques, diretora da BIAH.

Para o mercado de moda, tão importante quanto atrair o público, é fazer com que acompanhem, compartilhem, participem e mantenham-se interessados na sua marca.

O consumidor tornou-se imediatista e informações disponíveis são essenciais. Quando o cliente se interessar pelo seu produto, esteja disponível, ofereça todas as informações que ele precisar para concluir a compra e não perca a oportunidade.

Quer saber mais sobre marketing digital? Deixe seu comentário abaixo ou escreva para [email protected] e mande seus comentários para a gente!

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

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