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Mix de moda na coleção

Sabemos que a moda é feita de novidades, certo? Mas, ao mesmo tempo, existem limites para empresas e suas coleções. Tais limites envolvem as novidades a serem lançadas e aqueles produtos com muita saída, que precisam fazer parte de toda coleção. Sendo assim, como saber qual é o equilíbrio correto dessa escolha?

Chamamos esse equilíbrio de mix de moda da coleção.

Vamos saber agora quais as vantagens que ter um bom mix de moda pode trazer para sua coleção, e mesmo para sua marca!

O que é o mix de moda?

O termo mix de moda é auto explicativo: ele representa a variedade de produtos que uma coleção pode ter. Isto significa que dentro de uma coleção, você deverá ter diferentes produtos, que façam sentido e entreguem uma experiência completa de compra ao cliente.

Por exemplo, imagine uma coleção que possua os seguintes produtos:

  • 3 tipos de blusas
  • 4 tipos de calças
  • 5 tipos de saias

Para que o mix de moda na coleção seja alcançado, é necessário que estas peças se completem, de forma que o cliente esteja satisfeito com a maioria das opções de peças possível dentro de uma coleção. Conforme dito por Eduardo Vilas Bôas, professor de Moda no SENAC-SP, os produtos precisam respeitar 3 categorias: Básicos, Fashion e Vanguarda.

Achou os termos estranhos ou novos? Vamos explicar cada um deles:

Produtos Básicos

São aquelas peças que estão em todas as coleções e que tem a venda quase garantida. São produtos que não chegam a seguir a fundo as tendências de moda para a época, ou mesmo de design. Mas ainda assim são peças que precisam referenciar alguma tendência, nem que seja nas cores escolhidas.

Em poucas palavras, podemos dizer que o mix de moda é o equilíbrio entre produtos básicos, de moda e vanguarda.

Um look básico que podemos citar é uma camiseta, um jeans comum e uma calça de outro tecido. Este tipo de produto deve representar 40% da coleção se ela for tradicional e 20% se for fast fashion. Você saberá o porquê desta proporção quando ver os demais tipos de produtos que um mix de moda na coleção precisa ter.

Produtos Fashion

Os produtos fashion são aqueles que visam as tendências daquele momento. Isto leva em conta os tecidos, cores e designs adotados na coleção. Estes produtos são datados, já que tendências surgem em um curto espaço de tempo. Sabendo disso, você deve lembrar que estes produtos variam a cada coleção.

Indica-se que as marcas invistam em 40% de produtos fashion no mix de moda, sejam coleções tradicionais ou fast fashion, já que estas peças tem uma alta rotatividade. Isto estimula a compra, já que a maioria das peças está sempre mudando.

Produtos de Vanguarda

Os produtos de vanguarda costumam ser os carros-chefes das coleções no quesito divulgação. São as peças que aparecem nos desfiles e eventos, por exemplo. Isto porque são designs e produtos que tendem a chamar a atenção do consumidor. Estas peças levam o conceito da coleção, o espírito que ela carrega.

São peças que costumam ter um custo mais elevado, já que possuem aviamentos, tecidos e composições mais elaboradas e ousadas. Os produtos de vanguarda devem compor 20% da coleção se ela for tradicional ou 40% se for fast fashion. Isto para que eles consigam mostrar o que sua coleção quer vender como ideia.

Por que o mix de moda é importante?

Observe a imagem abaixo, que fala sobre mix de moda. Nela você pode associar a quantidade de informação de moda na peça ao risco que ela tem de não vender na loja. Ou seja, uma peça com mais informação de moda no contexto da coleção da empresa tende a vender menos do que um produto básico dentro da coleção.

mix de moda na coleção
Figura 1 – Como o mix de moda deve ser feito

Este é um tipo de raciocínio que muda de acordo com o contexto de cada empresa. O limite do básico e de vanguarda depende da realidade de cada marca e do perfil do seu público-alvo.

Você pode até se sentir tentado a pensar que vale mais a pena focar só nos básicos e esquecer dos produtos com mais moda, já que eles seriam os mais arriscados. No entanto, você pode acabar matando a sua marca fazendo isso, porque não vai ter nenhum produto com novidade para atrair o cliente. Pense também que quanto mais básico o produto, mais ele compete por preço no mercado e menos por valor agregado.

Dica: Recupere o tempo perdido pela falta de organização

Definindo o balanceamento da coleção por peso de moda, isso irá ajudar a criação a realizar o desenvolvimento dentro do perfil de cada produto, criando uma coleção equilibrada dentro da proposta da marca.

Utilize dados de vendas e do perfil do público alvo para tomar essa decisão, isso irá depender também da estratégia do seu negócio. Para entender melhor estes pontos, veja o próximo tópico.

O mix de Moda é adaptável?

Sim! E isto é uma vantagem muito grande desta técnica. Por exemplo, para coleções que tenham como público-alvo os jovens e adolescentes, os produtos de vanguarda devem ter uma parcela maior de participação, isto porque são pessoas que ‘compram’ mais o apelo visual dos produtos.

Um dos recursos que pode ser útil para isto é o histórico de vendas, já que ele pode te mostrar tendências em suas vendas. Sabendo onde você vende mais, fica mais fácil direcionar o seu mix de moda na coleção.

E se eu não adotar um mix de Moda?

Não adotar um mix de moda na coleção não significa que sua marca irá falir, mas isso irá impactar diretamente em suas vendas. Tendo uma solução que atenda tudo o que seu cliente precisa, a tendência é que ele compre mais de você.

mix de moda na coleção
Figura 2 – Como escolher tipos corretos de produtos na coleção?

Se você não oferece os produtos que ele precisa, seu cliente irá para outras lojas comprar aquilo que ele não encontra na sua marca. Criando peças que seu cliente quer, você consegue manter ele próximo da sua marca, criando um vínculo de confiança nele.

Como faço meu Mix de Moda na coleção?

Neste texto você pôde ver como é importante ter um mix de moda na coleção e como ele deve ser feito. Se você precisa de ajuda para estruturar o mix de moda da sua coleção, solicite um orçamento através deste link. Teremos prazer em direcionar o seu negócio a investir naquilo que trará mais resultados!

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

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