Home / Mix de produtos / Mix de produtos para lojistas

Mix de produtos para lojistas

Quando você vai abrir um negócio ou quer expandir sua atuação, o mix de produtos para lojistas se torna uma opção rentável e indicada, e isto por uma série de fatores. Não apenas por ser algo que está ao alcance de qualquer lojista, mas também porque traz benefícios incríveis e em um tempo relativamente curto.

Mas você sabe o que é mix de produtos para lojistas? Quer saber quais são as melhores práticas e como tirar máximo proveito disto? É o que explicaremos neste post. Nele você verá que como o mix de produtos pode ajudar o seu negócio a crescer, confira a partir de agora!

Para que serve o mix de produtos?

O mix de produtos para lojistas é uma técnica que visa aumentar o número de produtos disponibilizados em sua loja. A ideia é ter um conjunto de peças que atenda ao maior número de clientes e casos de compra possíveis. Mas por mais que isto pareça simples, existem algumas regras para que isto dê certo. Não adianta apenas comprar muitas peças diferentes.

Se você adquire diferentes peças e coleções achando que vai vender muito, está enganado. O que faz você ter sucesso com uma maior variedade é saber como definir o seu mix de produto para lojistas. Para isto, iremos te dar algumas dicas de como criar seu próprio mix!

mix de produtos para lojistas
Figura 1 – Você sabe porque o mix de produtos é importante? Confira!

Quais tipos de mix de produtos para lojistas existem?

Atualmente existem 3 tipos de diferentes de mix de produtos para lojistas, que são:

  • Mix com base no histórico de vendas
  • Mix com base nas tendências de consumo
  • Mix híbrido

Vamos explicar agora a diferença entre cada um deles:

Mix com base no histórico de vendas

No mix baseado em histórico de vendas, o lojista utiliza como parâmetro aqueles produtos que mais venderam em determinado período de tempo. Desta forma, você consegue aumentar as vendas baseado em períodos anteriores.

Itens como giro do produto e valores exercidos são indispensáveis para que esta estratégia dê resultados e se torne um mix de produtos para lojistas efetivo. Para isto, recomenda-se que, além de um bom período de vendas, é importante que a empresa possua experiência em orçamento, gestão de estoque e vendas.

Clique na imagem para baixar o e-book exclusivo!

Com estes itens espera-se que seu mix de produtos funcione da maneira desejada. Caso o histórico de vendas não se aplique no seu caso, partimos para os outros tipos de mix.

Mix com base nas tendências de consumo

Apesar do mix com base no histórico ser bem interessante, nem sempre ele está ao alcance da marca, principalmente se ela for nova. Nesse caso, como podemos fazer? Uma das ideias é utilizar o mix baseado nas tendências de consumo. O grande trunfo desta modalidade é estudar o mercado para identificar o que está em alta.

Não apenas o que está em alta em termos de produto final, mas também de cores, tecidos e combinações. Muitas vezes você conseguirá criar uma solução de sucesso apenas por ter identificado o que o mercado tem vendido mais.

Mix híbrido

O mix híbrido é o mais indicado para quem tem interesse nas técnicas de mix de produtos para lojistas. Mas para que você entenda o porquê, baixe o nosso e-book sobre o assunto! Lá você terá a explicação detalhada sobre este tipo de mix.

Cinco dicas de moda para você criar looks

Criando um mix de produtos adequado

No e-book que fizemos sobre assunto, abordamos mais a fundo a questão de como o mix de produtos para lojistas deve ser aplicado. Estes detalhes envolvem desde questões mercadológicas, como valor do produto e ticket médio, até mesmo a infra-estrutura para venda ou a escolha de cores, por exemplo.

Ou seja, o conteúdo é profundo, para que você possa saber como dar os primeiros passos na elaboração do seu próprio mix de produtos. Quer ver um exemplo? Vamos dar uma dica de aplicação do mix de produtos em uma determinada loja.

 

Como aplicar o mix de produtos para lojistas?

Este post tem como objetivo ser apenas uma introdução ao tema. Se você tem quer aplicar o mix de produtos em seus negócios, clique na imagem abaixo para ter acesso ao exclusivo e-book sobre Mix de Produtos para Lojistas.

Clique na imagem para baixar o e-book exclusivo!

Temos certeza que este assunto irá te auxiliar a lucrar mais com suas vendas e obter uma melhor participação no mercado. Se você precisar de uma consultoria mais a fundo, basta entrar em contato diretamente conosco!

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Como fazer vestidos de festa?

Quando chega a época de final de ano, muitas marcas de moda feminina começam a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super