Home / Empreendedorismo e negócios / Negócios: o que investir no mercado de moda

Negócios: o que investir no mercado de moda

Mesmo durante a crise, o setor registou ótimas índices de crescimento de negócios, e, para este ano, os especialistas do segmento estão ainda mais otimistas. Investir no mercado de moda é uma excelente opção para empreendedores que desejam ter altos rendimentos.

Após uma grande queda no crescimento econômico do país, que atingiu diversas áreas, os consumidores estão começando a voltar a comprar. Isso porque, houve uma retomada de confiança que estimulou as pessoas a voltarem a adquirir itens como: roupas, eletrônicos, eletrodomésticos e etc.

Por conta disso, investir no mercado de moda está sendo uma grande aposta dos novos empreendedores, bem como aqueles que já têm anos de experiência. Existe uma gama variada de negócios que precisam de investidores focados e determinados.

investir no mercado de moda
Figura 1 – Hoje é possível trabalhar tanto com negócios físicos quanto lojas virtuais

A Era Digital trouxe uma série de opções para quem deseja ser um empreendedor. Hoje é possível trabalhar tanto com negócios físicos quanto lojas virtuais. Além disso, existe uma gama extensa de serviços que surgiram com a internet, e que também são grandes apostas de investimento.

Por que investir no mercado de moda?

Investir no mercado de moda é uma excelente opção para quem deseja se tornar um empreendedor. Para se ter uma ideia, o setor têxtil e de confecção espera que o faturamento chegue na marca de R$ 135 bilhões até o final do ano. Isso sem contar no crescimento de 5% no volume de exportações.

Esse segmento, apesar de muito disputado, tem uma extensa gama de opções de negócios para os investidores. Além das lojas, é possível investir na produção de peças para nichos específicos, bem como, serviços que surgiram com a Era Digital e o surgimento de uma nova geração de consumidores.

Segundo a EBIT, neste semestre verificou-se uma mudança no comportamento dos consumidores em relação à preferência dos produtos adquiridos. A categoria Moda em Acessórios voltou a liderar as vendas e-commerce, ficando em primeiro lugar, com 13,6% do total dos pedidos, seguida por Eletrodomésticos (13,1%).

Dicas para investir no mercado de moda

Se você deseja investir no mercado de moda, é muito importante que você siga algumas dicas de negócios que estão em alta no momento. Com o aquecimento do setor, uma nova onda de demandas surgiu no mercado, e, se você quer altos rendimentos, é essencial que você aposte nelas.

  • Plus Size: O segmento de tamanhos especiais tem movimentado cerca de R$ 5 bilhões por ano, e registra uma taxa média de crescimento de 6%, segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). Por isso, ele é uma ótima opção para se investir no mercado de moda.

  • Moda Ecológica: A sustentabilidade é um dos negócios que também está em alta. Para se ter uma ideia, segundo dados do Institutos Akatu e Ethos, mais de dez milhões de pessoas adotam práticas sustentáveis. Por isso, investir em peças ecologicamente corretas é uma das dicas.

  • Moda infantil e masculina: esses segmentos representam juntos cerca de 40% do mercado de moda, o que mostra o potencial de expansão que esse segmento possui.

  • Moda Gestante: Com o número de mulheres tendo filhos aumentando, sendo que a maioria delas é jovem, o mercado está com uma demanda grande por empreendedores dispostos a apostar na moda gestante. Principalmente porque esse é um nicho bastante estável.

  • Moda Evangélica: O setor gospel foi um excelente mercado para quem deseja investir em negócios diferenciados. Agora, a moda evangélica também tem se mostrado uma ótima opção, pois, possui um público amplo, e não há tanta concorrência quanto outros segmentos.

Essas são apenas algumas dicas de negócios para se investir no mercado de moda. Tenha em mente que a regra principal é apostar nos nichos. Isso porque, a segmentação do setor é uma tendência que já de anos, e que tem ganhado cada vez mais força. Aposte na ideia para entrar nesse mercado.

Para quem está iniciando agora um negócio de moda, fizemos recentemente um post sobre como começar uma empresa de moda, ali constam informações úteis para você que é um novo empreendedor.

Foco e determinação são as chaves do sucesso

Tenha em mente que para atuar nesse segmento, é muito importante que você tenha foco e determinação. Isso porque, o setor é bastante concorrido. Hoje, existem milhares de marcas e empresas que atuam no ramo, contudo, é possível conseguir fazer sucesso, desde que você ofereça algum diferencial.

Figura 3 – As oportunidades no segmento de moda masculina continuam

Se você deseja investir no mercado de moda, é muito importante que antes de tomar qualquer decisão, você faça um estudo sobre o setor. Veja quais são os negócios em alta nele, e quais se encaixam melhor no seu perfil de investidor. Dessa maneira, com certeza você conseguirá bons rendimentos.

Escolha a melhor oportunidade de negócio para você

Você quer encontrar uma oportunidade no mercado da moda? Ou então, já encontrou uma oportunidade e precisa estruturar o seu plano de negócios? Confira aqui no nosso site mais informações sobre os nossos serviços e entre em contato conosco! Será um prazer te ajudar.

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Como calcular o markup da minha coleção

Quem trabalha com moda pode se encontrar com a seguinte dúvida: como calcular a fórmula …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super