Home / Planejamento de coleção / O que é uma consultoria de moda?

O que é uma consultoria de moda?

Você já deve ter ouvido muito falar sobre consultoria de moda para quem quer repaginar o visual e repensar o seu guarda-roupa. Mas você já ouviu falar de consultoria de moda empresarial? Diferente do serviço prestado para o cliente final, a consultoria de moda B2B (business to business) tem um propósito bem diferente.

A consultoria de moda empresarial é um serviço que tem como objetivo guiar uma marca trajetória de construir uma identidade forte no mercado. Basicamente, o consultor irá analisar as necessidades do cliente, e irá auxiliar a empresa a se manter competitiva perante os concorrentes.

Esse serviço ajudará a marca a lançar coleções dentro das datas importantes do calendário da moda, de acordo com o posicionamento do seu produto e o seu público-alvo. Além disso, ela servirá de ponte entre a marca e os fornecedores, facilitando, também, a produção das peças.

consultoria de moda
Figura 1 – A consultoria de moda auxilia na construção de uma identidade forte no mercado

Hoje em dia, com a Era Digital, e, a popularização do acesso a internet, é possível contratar um serviço de consultoria de moda de forma online. Ou seja, o consultor fará todas as análises e orientações por meio de ferramentas digitais, tais como: redes sociais, Skype e WhatsApp.

Tenha sempre em mente que para uma marca fazer sucesso, ela precisa não só seguir as tendências da moda, como também, construir uma credibilidade perante os consumidores. Por conta disso, é muito importante que você fale com um profissional capacitado.

Por que contratar uma consultoria de moda para a sua marca?

O mercado da moda é considerado um dos mais concorridos. Existe uma série de empresas que disputam a atenção e a preferência dos consumidores. Por isso, é muito importante que a sua marca tenha uma consultoria de moda, dessa maneira, você conseguirá seu empreendimento se manterá competitivo.

O serviço, além de ajudar a sua empresa a ser mais profissional, também auxiliará a sua marca a criar coleções únicas, que sejam inspiradas nas principais tendências do mercado, mas, que tenham características únicas que irão conquistar as fashionistas.


Confira também: Mix de Produtos e Cronograma de Coleção


Além disso, a consultoria de moda irá te ajudar a ficar por dentro das principais datas e eventos do calendário do mercado. Lembre-se que existem uma série de feiras e desfiles nos quais você precisa mostrar seus produtos para conseguir ampliar a sua cartela de clientes.

Vantagens da consultoria de moda B2B

Contratar uma consultoria de moda irá trazer uma série de vantagens para a sua empresa. Mais do que receber orientações sobre como desenvolver um cronograma de coleções que transmitam o DNA da marca, o serviço te ajudará a sanar dúvidas sobre uma série de questões técnicas.

  • Segurança: Contratar uma consultoria de moda irá te oferecer mais segurança na hora de criar seu próprio mix de produtos. Além de pesquisar quais itens estão em alta, ela também te auxiliará a desenvolver peças que mostrem a identidade da sua marca.

  • Coleções que seguem as tendências do mercado: A consultoria de moda também irá ajudar a sua empresa a desenvolver peças que estejam de acordo com as principais tendências de moda. Assim, você conseguirá conquistar mais clientes e ampliar seus lucros.  

  • Orientações técnicas: O mercado da moda está constantemente em mudança, logo, é preciso que você tenha a orientação de um profissional para saber quais são as medidas corretas que estão sendo utilizadas atualmente, e que são indicadas para cada tipo de peça.

Figura 2 – Contratar uma consultoria de moda irá trazer uma série de vantagens para a sua empresa

Essas são apenas algumas das vantagens de se contratar uma consultoria de moda. Tenha sempre em mente que um serviço do gênero tem como objetivo te ajudar a empresa a construir uma identidade sólida perante o mercado, bem como um mix de produtos que atinjam diferentes tipos de público.

Como escolher uma empresa de consultoria de moda?

Com a Era Digital, ficou muito mais fácil escolher uma consultoria de moda. Isso porque, atualmente, existem diversos mecanismos que você pode usar para avaliar a qualidade do serviço, bem como os benefícios que ele oferece.

O ideal é que, antes de contratar uma empresa do gênero, você faça uma vasta pesquisa na internet. Você deve utilizar não só os tradicionais motores de busca, mas, também, outros canais de pesquisa, como, por exemplo, portais sobre o assunto. Lembre-se que a imagem da sua marca que está em jogo.

Na hora de escolher uma consultoria de moda, é muito importante que você leve em conta a experiência da empresa e de seus profissionais. Para que a sua marca se mantenha competitiva no mercado é essencial que você receba orientações de profissionais qualificados.

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Moda Praia: O que não pode faltar em uma coleção

Como costumamos falar, é necessário conhecer suas personas na hora de criar uma coleção. Este …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super