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Os desafios de criar uma coleção de moda

Se você deseja saber como criar uma coleção de moda e entrar neste mercado, saiba que é essencial que você tenha muito foco, dedicação e criatividade. Isso porque, atualmente, esse setor é extremamente concorrido. Existem milhares de marcas e estilistas, e você precisa mostrar que é diferente dos demais.

Para se ter uma ideia, no Brasil, o segmento de moda fechou 2016 com uma alta de 2,6%, e, para este ano, a estimativa é um crescimento de 3,5%. Essa retomada se deve, principalmente, porque o consumidor voltou a sentir segurança para efetuar compras.

criar coleção de moda
Figura 1 – Estimativa de crescimento para o setor de moda em 2017

É muito importante que você se atenha as tendências do mercado. Para criar uma coleção de sucesso, é preciso saber quais são as demandas do público. Por exemplo, nesse ano, o segmento de roupas esportivas está em alta, bem como o de acessórios.

Se você deseja criar uma coleção, é essencial que você tenha conhecimento sobre o funcionamento do setor – datas de desfiles, temporadas, necessidades do mercado e etc. Dessa maneira, você conseguirá desenvolver peças que,  com certeza, irão fazer sucesso no mercado.

Passo a Passo para criar uma coleção de moda

Para criar uma coleção de moda, é muito importante que você siga alguns passos básicos. Eles são essenciais para que você consiga realizar o processo de criação mais facilmente. Lembre-se, para ter sucesso nesse mercado tão concorrido é preciso oferecer algum diferencial.

  • Fique por dentro das tendências: O primeiro passo para você conseguir criar uma coleção é analisar tudo o que está em alta no setor de moda. Dessa maneira, você conseguirá desenvolver peças que irão fazer sucesso rapidamente.

  • Plano da Coleção: É muito importante que você faça um planejamento da sua coleção. Nele, devem constar todas as informações importantes para o desenvolvimento das peças, tais como: cores, design, cortes, tecidos e etc.

  • Defina Linhas: Uma única coleção pode ter várias Linhas, por isso, é essencial que você deixe claro quantas e quais são as linhas que você irá lançar. Por exemplo, você pode criar uma coleção de sapatos que tenha uma linha para noite e outra para o dia a dia.

  • Compra de materiais: Aqui você irá começar o processo de produção das suas peças. O ideal é fazer uma ampla pesquisa de fornecedores para só então comprar os materiais que serão utilizados para confeccionar os looks.


Confira também: Como começar uma empresa de moda?


  • Desenvolvimento da Coleção: Essa é a etapa de produção em si. Você irá criar moldes, desenhos e peças de base para ter uma visão mais ampla do que será produzido industrialmente mais à frente.

  • Vendas no varejo e atacado: Chegou a hora vender o seu produto. Para o atacado você pode vender a pronta entrega ou mostrar o seu lookbook (fotos das peças piloto desenvolvidas anteriormente) e levar amostras aos possíveis compradores para divulgar a sua mercadoria. Após fechar negócio, você precisa organizar os pedidos feitos. No varejo, organize a sua loja física ou online e exponha os produtos da forma mais atraente possível para atrair o consumidor. Lembre-se de trabalhar bem as estratégias de Marketing online para gerar tráfego no seu site e seguidores nas redes sociais.

  • Produção industrial: Finalmente, nessa etapa, você começará a confeccionar suas peças em escala industrial para atender os pedidos feitos pelos seus compradores.

É essencial que você siga esses passos na hora de criar uma coleção. Eles irão te ajudar a se organizar melhor durante todo o processo de criação e produção das peças, bem como oferecer mais segurança na hora de divulgar seus produtos para possíveis compradores.

Quais são os desafios ao criar uma coleção de moda?

Entrar no segmento da moda exige muito conhecimento por parte da estilista. Isso porque, atualmente, ele é um dos setores mais concorridos do mercado. Por isso, é essencial que você busque conhecer todas as tendências e demandas do ramo.

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Figura 2 – Para se destacar, você precisa criar algo diferente

Tenha em mente que você está concorrendo com diversas marcas, e claro, lojas de fast fashion. Logo, sua coleção precisa trazer algo de diferente, que surpreenda a todos. Dessa maneira, com toda a certeza você conseguirá alcançar o sucesso.

Como divulgar uma coleção?

Para se tornar uma estilista renomada, e, conseguir que suas criações façam sucesso, é muito importante que você tenha uma boa estratégia de marketing para divulgar suas peças. O ideal é que você utilize diversos canais de comunicação, tais como: sites, blogs, redes sociais, anúncios entre outros.

Tenha em mente que criar uma coleção é apenas o primeiro passo para se entrar no setor de moda. É preciso desenvolver uma imagem sólida perante o mercado e consumidores. Dessa maneira, suas criações terão um alcance muito maior.

E você, tem dúvidas sobre como criar uma coleção?

Estamos aqui para te ajudar. Mesmo com as dicas, sabemos que você pode ainda encontrar outras dúvidas, afinal, uma postagem não vai resolver todas as questões sobre desenvolvimento de coleção.
 
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Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

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