Home / Persona e DNA de marca / Quem é a Persona da minha Coleção de Moda?

Quem é a Persona da minha Coleção de Moda?

Quem trabalha com moda já se perguntou alguma vez sobre quem é o público-alvo da sua marca. Entender o público-alvo que você pretende atender na marca de moda é fundamental para orientação no desenvolvimento de produto como um todo, desde a compra da matéria-prima, tipo de acabamentos, até o posicionamento na campanha de marketing e a frequência de lançamentos de novas peças, por isso, saber criar a persona da marca é fundamental.

Uma estratégia muito comum para quem trabalha com Marketing é a criação de uma persona, ou seja, a definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores. A criação da Persona da Marca vai muito além do Público-alvo.

Cumprir esse desafio de criar e montar uma persona da marca, ou várias personas, pode ser mais fácil quando você consegue fazer as perguntas certas. Depois, basta utilizar essas informações de uma forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

Afinal, o que é Persona da Marca?

Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, porém baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Ela também contém uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Ao criar uma Persona para a sua marca de moda, você está definindo, em outras palavras, o lifestyle do seu público-alvo. Isso é importante para facilitar a tomada de decisão em vários aspectos da coleção e ajuda a equipe envolvida a não criar peças com base no seu gosto pessoal.

Como utilizar a Persona para criação da coleção?

Veja um exemplo de Persona da Marca:

“Carol tem 25 anos, solteira, designer gráfica recém-formada e trabalha em uma empresa de moda. Adora viajar e conhecer novos restaurantes e barzinhos, mas o que realmente gosta é de comprar roupas com personalidade e qualidade. Está sempre visitando os shoppings para ver os lançamentos e acompanha os principais digital influencers com quem se identifica”.

Entendeu a diferença? Você pode continuar essa história colocando todas as informações relevantes para direcionar a tomada de decisões na sua marca de moda. A criação da Persona fica ainda mais completa com um painel de imagens de referência para direcionar a estética. Na Moda é muito importante vincular referências imagéticas para criar uma unidade em todo o conceito da marca, da logomarca às postagens nas redes sociais, nas estampas e campanhas de marketing, dentre outras situações.

Perguntas que vão te ajudar a criar uma Persona

Responda a essas perguntas auxiliar na criação do personagem:

  • Quais são as Características físicas e psicológicas do seu potencial cliente?

  • Quais são as atividades que ele(a) mais gosta de fazer?

  • Que tipo de assunto interessaria para ele(a) sobre o seu segmento?

  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?

  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?

  • Que tipo de informações ele consome e em quais canais?

  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?

  • Quem influencia suas decisões?

Como criar uma Persona para a Marca de Moda?

O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com essas características detalhadas, você pode disponibilizar um documento ou painel para todos os envolvidos na marca de moda para direcionar o desenvolvimento da coleção e as ações de marketing.

Esses são alguns pontos a serem preenchidos após responder as perguntas anteriores:

  • Nome da persona (fictício)

  • Sexo

  • Idade

  • Cargo/Ocupação

  • Ramo de atividade

  • Nível de escolaridade

  • Meios de comunicação utilizados

  • Objetivos da persona

  • Desafios da persona

Criando nomes para as Personas isso facilita os debates internos, colocando a persona como alvo: “Mas você acredita que a Carol se interessaria por isso?”. Outra possibilidade um pouco além é utilizar uma imagem para representar a Persona.

Criando uma Persona da Marca com a Fashion Office

Se você ainda sente um pouco de dificuldades na hora de criar a persona ideal para sua marca de moda, você pode contar com o auxílio da nossa equipe nessa etapa. Clique aqui e solicite um orçamento para o Estudo de DNA da sua marca e Definição de Personas da Marca.

Envie perguntas e sugestões de posts para o e-mail [email protected]

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

Veja também

Tipos de bojo para lingerie e moda praia

Por mais que as tendências apontem para sutiãs sem bojo, as mulheres brasileiras não abrem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super