Home / Corte e confecção / Qualidade da Coleção: 3 dicas de como controlar!

Qualidade da Coleção: 3 dicas de como controlar!

Você sabia que a Qualidade da Coleção pode ser um fator decisivo para o sucesso dos seus produtos de moda? Com a democratização da informação através da internet, as pessoas tem se tornado mais críticas e procurado produtos melhores. Dessa forma, entregar algo com alta qualidade se torna extremamente importante.

No texto de hoje você terá dicas de como manter a qualidade da coleção na confecção de moda, de forma que todo o processo culmine em produtos de alta qualidade. Ao final, mostraremos uma ferramenta incrível para te ajudar neste processo. Venha aprender conosco!

Porque é necessário um sistema de qualidade

Quando falamos sobre um sistema de qualidade, nos referimos a uma série de boas práticas e documentações que regulamentam a qualidade esperada para os produtos de moda. Existe essa necessidade por uma série de fatores. Primeiro porque os consumidores tem se tornado cada vez mais exigentes, procurando produtos de alta qualidade.

Além disso, ter qualidade garante que seu produto está bem posicionado no mercado, sendo criado conforme uma série de parâmetros técnicos e mercadológicos. Dessa forma, qualidade acaba se tornando um caminho para o sucesso, lucro e vantagem competitiva.

O problema que existe é: como implementar qualidade na moda? Vamos ver!

qualidade da coleção
Figura 1 – Aprenda como controlar a qualidade da coleção

O desafio de obter qualidade

Um dos grandes desafios no empreendedorismo de moda é garantir a qualidade dos seus produtos quando se tem fornecedores terceirizados. Para a maior parte das empresas, o maior desafio é na qualidade da costura, ou seja, na confecção das peças, pois essa é a etapa mais manual da produção da coleção de moda.

Por isso, vamos mostrar agora 3 dicas que irão lhe ajudar a controlar melhor a qualidade na confecção da sua marca de moda. Confira abaixo!

Dica 1: Comunique e documente o padrão de qualidade

Uma das maiores frustrações é quando a peça produzida não chega no acabamento desejado e não há mais nada que possa ser feito. Porém, não adianta cobrar o fornecedor se o padrão de qualidade desejado não foi discutido e, principalmente, documentado através da ficha técnica.

Há várias maneiras de se especificar o padrão de qualidade desejado. O mais importante é documentar, mostrar ao fornecedor, dar a ele um prazo determinado para apresentar à sua equipe e garantir que a informação ficou clara. Isso manterá o padrão de comunicação nas fichas técnicas e ordens de serviço e criará um nível de qualidade na sua marca.

Não caia na tentação de apenas explicar verbalmente e esperar que o padrão seja seguido. Ou, ao contrário, de apenas documentar e esperar que a confecção entenda sem nenhuma explicação verbal. Nesse segmento, tanto o verbal quanto o escrito são igualmente importantes para evitar ao máximo os erros e retrabalhos na etapa de produção.

Como fazer moda sustentável

Dica 2: Penalizando o não-cumprimento do padrão de qualidade

Tão importante quanto estabelecer o padrão de qualidade desejado na confecção, é determinar o que acontece quando o padrão não é cumprido. Um dos recursos que podem ser estabelecidos é adotar uma margem de erro permitindo que até 1% da produção seja entregue fora do padrão, por exemplo. Você também pode estabelecer um percentual de desconto no pagamento caso a produção esteja fora do padrão de qualidade.

Estabelecer uma regra é importante, mas o quão “pesada” ela será irá depender do quão importante a sua marca é para seu fornecedor. Por exemplo: se a sua produção representa apenas 5% do faturamento mensal, não espere ter sucesso na aplicação de regras muito rígidas. O fornecedor pode não ter interesse nenhum em cumpri-las e você perderá a confecção.

Porém, não ter regra nenhuma irá fazer com que o seu padrão de qualidade vá por água abaixo. Mantenha o diálogo aberto e converse com o seu fornecedor. Procure entender qual regra melhor se aplicaria para que você consiga alcançar o resultado desejado e manter o bom relacionamento com o fornecedor.

Figura 2 – Documentação: um passo importante!

Dica 3: Monitore sempre!

Estabelecido o padrão de qualidade e firmada a regra quando houver o não cumprimento, é fundamental monitorar. Não adianta existir uma regra se não houver monitoramento, e ele deve ser sempre documentado para manter um histórico acessível. Se sua empresa possui várias confecções terceiras, é fundamental saber ao final do ano quais são os melhores fornecedores e quais são os piores.

É interessar analisar se há uma grande diferença na qualidade de entrega ou não, se há um número grande de refação de peças por algum deles, e assim por diante. Tenha em mente que tudo isso impacta no custo do produto, e o mercado não perdoa marcas de moda com custos muito altos, a concorrência é muito grande!

Nós da Fashion Office criamos uma ferramenta prática para auxiliar nossos clientes no monitoramento dos fornecedores. É uma planilha de check list de controle de qualidade do fornecedor. Você pode adquirir essa planilha a qualquer momento através do nosso Fashion Doc Box. Clique aqui e saiba mais!

Qualidade da Coleção: como alcançá-la?

Se você se interessou pelo que viu neste post e quer saber como ter as ferramentas necessária, clique na imagem abaixo e compre agora o Fashion Doc Box com a planilha de Controle de Qualidade do Fornecedor!

Com essa ferramenta você poderá calcular e planejar toda a sua estrutura de Qualidade da Coleção, podendo obter o apoio necessário para seu planejamento. Aproveite! Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a gente pelos comentários abaixo ou pelas redes sociais.

Sobre Janaina

Co-founder e Gestora de Modelagem e Produção Especialista em Ergonomia e Qualidade de Produto

Veja também

Explorando o Calendário na Moda

Você sabe como tirar proveito do Calendário na Moda para melhorar a efetividade de suas …

Um comentário

  1. Ola, somos a Sant’AS, uma nova marca de beachwear presente a dois anos no mercado. Estamos em busca de uma nova oficina para desenvolvimento e produção das nossas coleções. Entendi pelo seu site que este é um tipo de trabalho que podem auxiliar. Gostariamos de estabelecer contato e conhecer melhor seus trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super