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Qual tempo necessário para desenvolvimento de coleção?

Quando estamos lançando uma coleção ou simplesmente planejando, existem muitos fatores que compõe essa equação. Uma dúvidas que pode surgir é: qual tempo necessário para desenvolvimento de coleção? Como saber o que define este tempo, cases de sucesso e em qual categoria seu caso se encaixa?

É isso que você aprenderá com o texto de hoje! Iremos explicar os elementos que compõe o tempo de desenvolvimento na hora de criar uma coleção, explicar os conceitos tradicionais e de fast fashion e mostrar a você a aplicação disso em marcas como Zara e Benetton. Pronto pra aprender? Vamos lá!

3 Fatores essenciais

Na hora de desenvolver ou quando estamos lançando uma coleção, existem 3 fatores que definem diretamente o quanto de tempo será necessário para esta atividade. De acordo com esses 3 pontos você saberá quantos meses (ou semanas) são necessários pra que sua coleção seja desenvolvida, baseando-se no seu público-alvo e objetivo de venda.

Vamos ver quais são esses três pontos:

Frequência de lançamento

Dependendo do posicionamento de sua marca, é possível trabalhar com coleções tradicionais (primavera/verão e outono/inverno, tendo até 2 coleções ao ano) ou utilizar o conceito de fast fashion, que consiste em lançamentos periódicos, podendo chegar a prazos de 15 dias. Esse é o sistema utilizado pela Zara, por exemplo.

lançando coleção
Figura 1 – Planejamento é essencial na moda

Um dos pontos que envolve qual modalidade escolher é o fato de marca trabalhar no atacado ou varejo. No mercado brasileiro o que temos de mais comum é o modelo tradicional sendo trabalhado no atacado e o modelo fast fashion no varejo.

Como o modelo de fast fashion no varejo ainda não é algo comum no mercado nacional, sugere-se que seja utilizado o modelo tradicional, lançando novidades pontualmente. Dessa forma você aproveita o melhor das duas modalidades, tendo um modelo híbrido e que tem maior chance de funcionar no Brasil.

Tamanho da Coleção

Isso é um item que varia de acordo com a frequência de lançamento utilizada. No caso de coleções tradicionais, o tamanho deve ser maior, iniciando-se em cerca de 100 modelos e podendo chegar até aos 600 modelos por coleção.

Se o caso for de um sistema fast fasion, a melhor decisão é de quebrar as quantidades, de forma que seja possível criar fases para cada lançamento e reduzir riscos de insucesso nas vendas. Agindo assim você conseguirá monitorar suas vendas e lançar produtos que tenham mais certeza de saída.

Sazonalidade

Se sua marca tem um segmento sazonal, como moda praia ou inverno, aplicar o conceito de fast fashion tende a ser mais difícil, mas não impossível. Como esses produtos são lançados em tempos específicos do ano, o tempo disponível para desenvolvimento tende a ser maior. A ideia, portanto, é usar esses meses para desenvolver a coleção, aproveitando-o como

Ganhando tempo

Tanto em coleções tradicionais como no fast fashion, o tempo é o principal aspecto do sucesso ou não das estratégias utilizadas. Quando você planeja bem o que deve ser feito, sobra tempo para ser aplicado em outras fases da criação da coleção. Isso melhora a eficiência de suas operações.

Um caso clássico é o da Benetton. Ela aplicou em sua produção o conceito de adiamento de alguns processos. Geralmente o tingimento dos fios acontece primeiro, e depois as peças são criadas.

Após um estudo visando diminuir ineficiências, a Benetton percebeu que seria melhor adiar o processo de tingimento para depois da criação dos suéters, sem que isso alterasse a qualidade do produto. Isso deu a ela 60 dias de sobra para estudar o mercado e saber quais seriam as melhores cores a serem utilizadas na coleção.

tempo necessário para desenvolvimento de coleção
Figura 2 – Conheça mais sobre o fast fashion

Dessa forma temos um exemplo claro de como um bom planejamento influencia diretamente na melhora ou não do tempo consumido no desenvolvimento de uma coleção. Se a Benetton conseguiu diminuir o tempo necessário para desenvolvimento de coleção, você também pode!

Fast-fashion e seus objetivos

Como dito por Enrico Cietta no livro “A Revolução do Fast Fashion”,

A empresa do fast fashion tem (…) como objetivo, definir uma coleção na qual prevaleçam os produtos de maior sucesso; não poucos best sellers, mas um grupo de produtos que definam um estilo específico e sejam coerentes entre sim.

Sendo assim, é possível perceber que quando se trata de fast fashion, os resultados são focados em produtos que realmente tenham saída. Quando se trabalha com o modelo tradicional de lançamentos, existe menos flexibilidade com relação à mudanças durante o processo de venda.


Confira também: Planejando coleções com sucesso


Quando aplica-se o conceito de fast fashion é possível fazer alterações no meio do caminho e manter os produtos de maior sucesso nas gôndolas, o que tende a dar ótimos resultados, conforme veremos no próximo exemplo.

Zara: referência de sucesso no fast fashion

A Zara é, hoje, reconhecida mundialmente por sua logística baseada em ciclos, o que lhe garante economia de tempo e dinheiro. O tempo que ela gasta entre a concepção de novas peças e sua disponibilidade aos clientes é de apenas 3 semanas. Dessa forma é possível aplicar de maneira rápida as tendências enxergadas no mercado e aumentar a rentabilidade do negócio.

O tempo necessário para desenvolvimento de coleção da Zara é de apenas 3 meses, que tal se inspirar nisso?

A aplicação desse conceito permite que a Zara lance coleções no início de cada estação e incremente sua linha com novos cortes e cores de tempos em tempos. Isso gera no consumidor o efeito de estar sempre consumindo novidades, mesmo que ele adquira seus produtos com frequência.

Segundo estudo de Andrew McAfee, a Zara lança cerca de 11 mil novos produtos por ano, enquanto a concorrência não chega a alcançar metade disso, considerando dados da época do estudo. É provável que hoje a diferença seja menor, mas vale para nós como exemplo de sucesso dessa receita.

Como isso se aplica a você?

Resumindo o que vimos no post de hoje, coleções tradicionais possuem até 2 lançamentos por ano, tendo como tempo necessário para desenvolvimento de coleção cerca de 6 meses (ou mais). No caso de coleções fast fashion, o desenvolvimento pode chegar a apenas 3 semanas, usando o caso da Zara como exemplo.

O principal ganho da adoção do fast fashion é o de reduzir o time-to-market, tempo entre o desenvolvimento e a venda de um produto. Com esse tempo menor, é possível evitar perdas de recursos devido ao insucesso de produtos ou mesmo de uma coleção inteira. Quando se está lançando uma coleção, esse tempo deve estar sempre em seus cálculos.

Se você é uma marca nova, sabemos que é difícil começar tão rápido, já que você precisa definir elementos como uma tabela de medidas e a base de modelagens. Esses são processos que precisam de tempo para serem estabelecidos e não são possíveis de se apressar.

Mesmo assim, é possível iniciar o desenvolvimento de coleções pequenas em 60 dias. Como você deve estar se perguntando como, iremos explicar no próximo ponto.

Qual o tempo necessário para desenvolvimento de coleção, no seu caso?

Mesmo com todos esses cases de sucesso e dicas de como mensurar o tempo necessário para desenvolvimento de coleção, pode ser que você não tenha ideia de onde começar, principalmente se for uma marca nova. Se for o seu caso, nós podemos te ajudar!

Se você precisa de ajuda para desenvolver um planejamento de coleção ideal para a sua marca de moda, clique aqui e envie a sua solicitação. Estamos dispostos a te ajudar com aquilo que precisar. Se você está lançando uma coleção, fale conosco também!

Se tiver outras dúvidas em geral, dicas ou feedbacks para nos fazer, utilize o campo de comentários abaixo!

Sobre Luiza Freitas

Co-founder e Presidente da Fashion Office Especialista em Planejamento e Gestão da Coleção

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