Home / Corte e confecção / Tipos de bojo para lingerie e moda praia
Figura 2 - Saiba o que muda no sutiã com bojo

Tipos de bojo para lingerie e moda praia

Por mais que as tendências apontem para sutiãs sem bojo, as mulheres brasileiras não abrem mão deste recurso, seja ele com ou sem enchimento. Via de regra, o bojo para lingerie dá mais conforto e segurança para a mulher, além de realçar as curvas naturais do corpo feminino.

São vários os tipos de bojo para lingerie favorecendo diferentes tipos de corpo. Há os bojos mais indicados para seios fartos e bojos para seios pequenos, por exemplo. Mas como saber qual a melhor escolha para sua coleção? É o que descobriremos neste texto!

A importância de usar o bojo certo

Assim como cada corpo é diferente um do outro, com diferentes tamanhos e formatos, os seios também seguem essa regra da natureza. Isso faz com que a utilização do bojo seja diferente para cada tipo de seio que existe.

Não apenas os seios mudam, mas existem também muitos tipos de bojos e lingeries, sendo necessário a escolha correta na hora de vender ou produzir. Para a cliente, a importância de usar um bojo certo é ter a garantia de resultado. De nada adiantaria usar uma peça para dar mais firmeza aos seios e acabar tendo um resultado diferente do esperado.

bojo para lingerie
Figura 1 – Saber o tipo de bojo é importante para o conforto

Para o negócio, é importante vender peças que estejam alinhadas com o que a marca procura como segmento. Lingeriesminimalistas são diferentes de lingeries plus size.

Ainda com relação às clientes, o conforto também pode ser prejudicado ao se utilizar um bojo para lingerie diferente do correto para o corpo. Por isso iremos listar diferentes situações, e quais os bojos são mais indicados em cada caso.

Quais os tipos de bojo

Além de haverem diferentes tipos de sutiãs e seios, os bojos acabam sendo uma parte que muda e tem sua importância na modelagem. Cada bojo é indicado para um tipo de sutiã diferente, de acordo com o resultado buscado.

Vamos ver as diferenças entre cada tipo de bojo:

Bojo Bananinha

Bojo Bananinha
Bojo Bananinha

 

 

 

 

 

 

 

Este tipo de bojo possui preenchimento interno, que se situa em sua base. O nome de bananinha é dado pela forma que essa base é constituída. Esse modelo de bojo permite valorizar mais os seios através de sua aproximação e levantamento. Pode ser indicado para mulheres com seios pequenos e médios, já que valoriza o uso de decote. Este é o tipo de bojo que constitui sutiãs como o meia taça ou inteiro.


Bojo Bolha

Bojo Bolha
Bojo Bolha

Este modelo de bojo para lingerie pode ser liso ou ter inúmeras bolhas, sendo esta a origem do nome. Ele possui um preenchimento interno maior do que o bananinha. Tal preenchimento ajuda quem necessita de mais volume nos seios. Este modelo aparece nos mesmos modelos de bojo que o bananinha.


Bojo Cortinão

Bojo Cortinão
Bojo Cortinão

Utilizado para modelos costurados no próprio bojo, que cobrem mais os seios do que o cortininha. Pode ter uma lateral para ser costurada, dando mais sustentação para seios grandes. Ele é o mais usado em biquínis, tops e sutiãs com renda.


Bojo Cortininha

Bojo Cortininha
Bojo Cortininha

Utilizado como bojo removível de modelos de sutiã triangulares, que cobrem menos os seios. Indicados para seios pequenos ou para quem possui seios maiores e quer uma marca de bronzeado pequena.


Bojo liso

Exemplo de Bojo Bananinha
Exemplo de Bojo Bananinha

 

 

 

 

 

 

 

 

É o tipo de bojo para lingerie mais usado. Traz uma estrutura mais elevada, apesar de não possuir preenchimento. Tende a trazer mais conforto e sustentação, além de ser ideal para seios grandes. A forma como ele é desenhado não altera o tamanho dos seios, apenas entrega mais sustentação.


Bojo meia taça

Bojo Meia Taça ou Push-up
Bojo Meia Taça ou Push-up

Seu design é bastante próximo do bojo liso, com a diferença de que ele cobre menos do seio, cerca de 3/4. Também é conhecido por dar mais conforto e sustentação, mas pode ser um problema para quem tem seios grandes. Isso porque eles cobrem menos, logo a chance dos seios ‘escaparem’ é grande, o que pode causar problemas.


Bojo tomara-que-caia

Bojo tomara que caia
Bojo tomara que caia
Este tipo de bojo é aquele que geralmente é confeccionado com alça removível para ser usado das duas formas. Devido a isto, é indicado para quem quer ter uma peça mais versátil.

Tipos de linhas de lingerie


Bojo inteiro

Bojo Inteiro
Bojo Inteiro

Existem algumas variações do bojo inteiro, sendo as seguintes:

  • inteiro reto
  • inteiro curvo
  • inteiro com decote

Cada um tem sua particularidade. No Inteiro Reto, a junção é larga e a base reta. No caso do Inteiro Curvo, a base é larga mas há uma ondulação no centro. No caso do Inteiro com Decote, somente a extremidade da base é unida. Este último modelo é conhecido também como tomara-que-caia.

A única semelhança entre os três é que os lados direito e esquerdo são unidos.

O tomara-que caia é um modelo que permite a utilização sem alças, e é uma peça indicada para mulheres de seios pequenos, já que ela preenche o copo dos vestidos. É também um modelo versátil, indicado para todos tamanhos de seios. A única diferença a ser observada é que quanto maior for o seio, maior é a necessidade de sustentação lateral. Para isso utiliza o recurso de elásticos, laterais mais largas ou barbatanas.

Tipos de Sutiã com bojo

Existem muitos tipos diferentes de sutiãs, cada um com uma indicação diferente. A ideia por trás dos inúmeros tipos é a de atender a clientela da melhor maneira possível. Veja quais são os tipos mais conhecidos:

Sutiã Multifuncional

Como o nome já diz, é um tipo de sutiã que se encaixa em diferentes utilizações. É possível, por exemplo, utiliza-lo sem as alças, já que em alguns modelos elas são removíveis. Existem alguns modelos que se prendem à calcinha na parte das costas, criando uma combinação que permite decotes.

Um dos problemas desse modelo é o fato de não influenciar na sustentação, o que acaba fazendo com que ele não seja indicado em alguns casos.

Figura 2 – Saiba o que muda no sutiã com bojo

Sutiã estruturado

É um modelo conhecido pelo seu reforço, o que acaba fazendo que seja indicado para mulheres que possuem seios fartos. Sua sustentação é alta, então acaba sendo uma daquelas peças que contribui com a postura e prevenção de dores nas costas. Tendem a ter as alças mais largas, e não costumam dar mais volume aos seios.

Sutiã Triângulo

Como a nomenclatura indica, possui uma forma triangular, que geralmente conta com bojo. Quando não conta, costuma ser chamado de modelo Lenço. O fecho é costumeiramente situado na parte frontal.

Sutiã com Aro

Tecnicamente, qualquer um dos modelos citados neste texto pode ter aro. A diferença é que quando o sutiã possui aro, isso dá sustentação e elevação aos seios. Algumas pessoas acham que o efeito dado pelos modelos com aro acaba sendo mais natural.

Sutiã Push Up

Tem como foco aproximar os seios e levantá-los. O preenchimento não é regra, mas aparece em parte dos modelos. As alças podem ter um modelo comum ou serem cruzadas na parte traseira. Não é indicado para quem tem seios grandes e não quer destacar isto.

Corpete

Também chamado de brallet, é conhecido por ser o modelo de base mais longo, que pode chegar até o umbigo. Se a pessoa quer usar transparências, ele acaba sendo indicado, havendo modelos com renda. Ele acaba dando certo com a maior parte dos seios. Se a pessoa os tem fartos, basta que alterações sejam feitas para que ele se adapte ao corpo.

Meia Taça

É aquele modelo famoso por não cobrir o seio em sua totalidade, mas apenas metade. Por deixá-los bem à mostra, acaba sendo uma opção para utilizar com decotes. Tendem a ser os mais trabalhados, com rendas e detalhes que se destacam. Como cobrem pouco o peito, são indicados para quem possui seios pequenos ou médios.

Bojo para lingerie: dicas para quem produz

Se você produz para a linha praia, os fornecedores costumam ter espumas com tratamento impermeável, evitando que a espuma fique encharcada após entrar no mar ou na piscina.

O momento certo de equilibrar a coleção com os diferentes tipos de bojo é no mix de produtos. Isso significa que não é apenas optar por uma gama elevada de opções e produzir, mas deve-se seguir as regras de mix de produtos, que falamos neste texto.

Quais são os melhores fornecedores?

Existem inúmeros fornecedores de bojo para lingerie no mercado, mas como especialistas em Moda indicamos as seguintes empresas, por reconhecermos o excelente trabalho que faze:

Melhor custo-benefício:

Qualidade premium:

Resumindo…

Sendo assim, é possível ter um modelo de bojo push up com bolha, ou tomara que caia liso, por exemplo. São características combináveis, desde que o fornecedor possa produzir. A grade de cada modelo de bojo depende também de cada fornecedor.

Quer desenvolver lingerie ou moda praia com bojo?

Se você se interessa pelo assunto e quer desenvolver uma coleção de lingerie ou moda praia que atenda a todos os tipos de mulheres, entre em contato conosco. Você pode solicitar um orçamento e tirar todas as dúvidas sobre bojo para seu negócio. Conte conosco!

Sobre Janaina

Co-founder e Gestora de Modelagem e Produção Especialista em Ergonomia e Qualidade de Produto

Veja também

Explorando o Calendário na Moda

Você sabe como tirar proveito do Calendário na Moda para melhorar a efetividade de suas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super